Quinta-feira, 23 de junho de 2016
Ouvir matéria
Balanço dos primeiros quatro meses deste ano divulgado pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Mandaguari registrou um total de 2.435 atendimentos, perfazendo uma média de 608 por mês. A unidade de saúde acolhe pacientes com transtornos mentais, estimula sua integração social e familiar e dá apoio em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial.
O CAPS tem atendimento com psicólogo e psiquiatra para pacientes que apresentam transtorno mental grave e que devido a sintomas específicos podem se beneficiar de psicoterapia em grupo. Também são realizadas visitas domiciliares para pacientes que fazem parte das atividades da unidade.
Na área de enfermagem são realizadas consultas, o acolhimento, encaminhamento de medicamentos, palestras educativas em relação a higiene pessoal, orientação aos familiares e acompanhamento em consultas médicas.
O Serviço Social do CAPS emitem o parecer para a aquisição de medicamentos que deverão ser viabilizados através da Farmácia Básica, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
No setor de Pedagogia estão entre as principais atividades o grupo de caminhadas, confecção de lembrancinhas de eventos, o grupo de bordado, além de jogos diversos, crochê, pintura em tela e atividades recreativas.
Na área de Nutrição também são realizadas visitas domiciliares para investigação sobre a alimentação e hábitos de higiene, seguidas de orientações a respeito. É realizado também o atendimento individual, onde são selecionados casos específicos que requerem atenção nutricional como a obesidade, hipertensão, diabetes, gastrite, entre outros. Estas pessoas passam por uma consulta completa que incluiu avaliação nutricional. Ainda neste setor são ministradas aulas e atividades de educação nutricional com os temas: alimentação saudável, nutrientes e patologias relacionadas à alimentação.
Toda estrutura do CAPS, que conta também com de recepção, administração, cozinha, serviços gerais e motoristas tem como principal objetivo possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico.
A Unidade está localizada na Rua João Ernesto Ferreira, mas no número 661, na lateral da Praça Independência. Telefone para contato é o (44) 3233-9405.
Fonte: Saúde mENTAL
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h