Segunda-feira, 03 de abril de 2017
Ouvir matéria
O projeto de revitalização da cafeicultura lançado há menos de quatro anos pela Prefeitura de Mandaguari, através da Secretaria Agricultura, vem servindo de inspiração para outros municípios do Paraná, como é o caso de Ibaiti, município do Norte Pioneiro que, a exemplo de Mandaguari, teve a época de ouro do café e nos últimos anos vem buscando a recuperação da cultura.
Para se ter uma ideia da importância do evento, estiveram presentes o prefeito de Ibaiti, Antonely Cássio Alves de Carvalho, o secretário de Agricultura do município, Hudson Júnior Gonçalves e o chefe do escritório local da Emater, Luiz Ronaldo Ferri, também um dos palestrantes da noite. “Estamos nos inspirando na experiência de Mandaguari e o objetivo é manter esta parceria e essa troca de experiências”, frisou o prefeito anfitrião.
O projeto de Mandaguari foi mostrado a mais de 300 produtores rurais durante o I Simpósio de Revitalização da Cafeicultura de Ibaiti, realizado na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) na noite da última sexta-feira (31). Um dos palestrantes foi o secretário de Agricultura de Mandaguari, Luis Felipe Cavalheiro Martvi, que estava acompanhado do diretor de Abastecimento da Pasta, Jonathan Osvald Silva. Os cafeicultores de Ibaiti receberam informações sobre o projeto lançado praticamente ao mesmo tempo em eu era criada a Secretaria de Agricultura de Mandaguari, quando o titular da pasta era o zootecnista Geraldo Sincero e Martvi o diretor da pasta. Também foi apresentado um vídeo com o testemunho do cafeicultor e empresário do café, Fernando Lopes, que representa a quarta geração de produtores na família e que implantou novas tecnologias e a industrialização do produto.
HISTÓRIA DE IBAITI
No inicio do século XX o coronel Luiz Ferreira de Mello, doou 75 alqueires para formação de um povoado, o Patrimônio do Café, em 1916 o povoado era iniciado. Os primeiros habitantes foram atraídos pela promessa da exploração Carbonífera. O transporte era feito pôr carro-de-boi, de Barra Bonita até a estação de Cologeras. Barra Bonita era um povoado paralelo à ascensão do Patrimônio de Café. Este povoado foi criado às margens da Ferrovia que em Setembro de 1926 foi inaugurada. Em 2 de Abril de 1926 a sede distrital do Patrimônio do Café, foi transferida para Barra Bonita. Em 1943, cogitou-se a mudança de barra Bonita para Ibaiti, em 11 de Outubro de 1947 era criado o município com o nome de Ibaiti, que significa 'Água da Pedra', a solenidade foi no dia 09 de Novembro do mesmo ano, hoje aniversário da cidade.
O primeiro prefeito a ser eleito foi o senhor Júlio Farah, que governou de 1947 a 1951.
Vale lembrar que em 1968, o município chegou a 35 mil habitantes, por suas linhas paisagens de Café, mas com a geada de 1975 e os baixos preços e a falta de colaboração do governo, muitos moradores foram embora. Atualmente Ibaiti, vive um novo desenvolvimento, baseando-se na produção agrícola e na industrialização.
Fonte: Parceria
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h