Segunda-feira, 03 de abril de 2017
Ouvir matéria
A Secretaria da Saúde de Mandaguari, através do setor de Epidemiologia, está informando que a vacinação contra a dengue no Paraná será estendida até o dia 7 de abril. A medida foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por conta do baixo índice de imunização. A segunda etapa da campanha teve início no dia 3 seria encerrada na última sexta-feira (31).
Segundo a Sesa, o resultado está abaixo do esperado em cidades como Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá. Nos 30 municípios incluídos na campanha de imunização, haviam sido vacinados até sexta-feira cerca de 65% do público-alvo, que são as pessoas na faixa etária entre 27 anos 11 meses e 29 dias, 15 anos 11 meses e 29 dias. Para garantir a efetividade, são necessárias três doses da vacina, com seis meses de intervalo entre elas. A segunda dose vai reforçar a primeira e, com a terceira dose, será garantida a resposta imunológica adequada. A vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (4 sorotipos), reduz em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito.
Com a vacinação, também será possível diminuir a circulação viral da dengue em Mandaguari e também em todo o Estado. Quem for vacinado não será portador do vírus e, dessa maneira, vai ajudar a interromper a cadeia de transmissão da dengue. Indiretamente, mesmo quem não faz parte do público-alvo da campanha será beneficiado.
Além de Mandaguari, fazem parte da campanha os municípios de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Mello, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.
Fonte: Imunização
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h