Município

Ciretran tem novo endereço em Mandaguari

Quinta-feira, 06 de abril de 2017


Ouvir matéria

Numa solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (6), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) inaugurou a Ciretran em Mandaguari. A nova sede tem mais acessibilidade, agilidade e segurança que a antiga unidade localizada na Rua João Ernesto Ferreira, nº 579 que foi desativada e transferida para Avenida Amazonas, 2.315, saída para Marialva.

O novo espaço conta com 303 m² de área edificada, banheiros e rampas adequados às pessoas com necessidades especiais e pátio coberto para vistoria veicular. Além de sala para cursos de reciclagem e ala para prova teórica eletrônica de direção.

Participaram da solenidade o diretor-geral do Detran, Marcos Traad; o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o chefe da Ciretran local, Sergio Ferreira; o prefeito de Marialva, Victor Martini; vereadores; chefes de Ciretrans de toda região; proprietários de Centros de Formação de Condutores (CFCs); autoridades militares e representantes da sociedade civil organizada.

O prefeito Romualdo Batista destacou a importância do órgão e a facilidade que será encontrada nas novas instalações. “Temos aqu9i mais espaço e melhores condições de acessibilidade a atendimento geral e ficamos felizes com isso, lembrando que temos uma parceria com o Detran do Paraná, já cedemos dois servidores para melhorar ainda mais ao atendimento nesta unidade”, frisou o prefeito.

Em dezembro de 2016 o Detran-Pr completou 78 anos. Criado em 1938, pelo interventor federal do Estado, Manoel Ribas, o então Departamento do Serviço de Trânsito (DST) era ligado a Polícia Civil e funcionava no terreno onde hoje está o Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba.

Desde então, o Departamento passou para outras instalações: na Rua Barão do Rio Branco, Praça Carlos Gomes, Praça Dezenove de Dezembro e Rua José Loureiro. Em 1966, foi feita a mudança para o bairro Tarumã, endereço ocupado até hoje como sede na Capital.

A denominação Detran só veio em outubro de 1968 e, a partir de 1974, passou a funcionar como órgão especial, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Por fim, a Lei 7811, de 29 de dezembro de 1983, transformou o Detran em autarquia. Somente em 2014, o Detran passa a ser vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil.

Ao longo destes anos, o Detran evoluiu nos serviços prestados ao cidadão e acompanha as mudanças no trânsito brasileiro. “O Detran deve ser mais que um órgão cartorial, que entrega e processa documentos. Nossa visão para o Detran é que ele seja também um centro de estudos, debates e sugestões para possibilitar ao cidadão o exercício do direito ao trânsito em condições seguras, com prioridade das ações para a defesa da vida”, destaca o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

Hoje, são 100 Ciretrans ativas e 214 Postos de Atendimentos em todo Paraná. Os serviços prestados são referência nacional e a inovação é palavra de ordem no planejamento de facilidades que melhorem, continuamente, o atendimento aos usuários.

“Nestes 78 anos o Detran evoluiu muito, mas ainda há muito por ser feito. Servir bem ao povo paranaense – com respeito, agilidade, eficiência e segurança, é o que faz o Departamento melhorar a cada ano e o que nos motiva a conquistar ainda mais”, completa Traad. 

Fonte: Trânsito

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45