Meio Ambiente

Excesso de lixo em estrada rural preocupa moradores

Segunda-feira, 24 de abril de 2017


Ouvir matéria

O excesso de lixo jogado na Estrada Antônio Spoladore, entre o Jardim Hawai e a Rodovia PR-444, tem incomodado os moradores da região. Esta não é a primeira vez que entulhos e pneus são descartados no local e, novamente a Prefeitura informou terá de efetuar a limpeza no trecho e espera contar com a população para denunciar as pessoas que estão jogando naquela estrada e em outros pontos da cidade.

No local são descartados constantemente caixas de leite, garrafas pet, baldes, roupas, móveis usados, entulho e, principalmente pneus. Além da poluição, que pode prejudicar o córrego que passa pelo local, os moradores temem que pneus sirvam de criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

“É complicado. Com essa quantidade de lixo, a gente observa muitos pernilongos, ratos, temos medo de transmissão de doenças” afirma um morador daquela região que prefere não se identificar.

         Em locais como a Estrada Sapoladore e fundos de vale estão sinalizado com placas alertando sobre a proibição do destarte de resíduos por parte da população. “Sabemos que é uma minoria que toma este tipo de atitude e por isso solicitamos a colaboração dos cidadãos conscientes para que denunciem. Não precisa se identificar, apenas denunciem e colaborem para manter a cidade limpa e sem risco de doenças provocadas pelo destarte de liso nestes locais”, observa o Assessor especial do Gabinete do Prefeito, Paulo Conte.

 

DENÚNCIA

A Prefeitura alerta para que os moradores que virem pessoas jogando lixo no local para que denuncie. De acordo com o capítulo 1º do artigo 88 da Lei 1.4210/2008 (Código de Posturas), “é proibido deixar qualquer resíduo sólido ou líquido, inclusive dejetos de lixo sem permissão da autoridade sanitária, quer se trate de propriedade pública ou particular”.

         Por outro lado, Prefeitura mantém um convênio com a Acaman (Associação dos Catadores de Mandaguari), que se transformou em ponto de recebimentos de móveis usados, outros resíduos e também eletrônicos descartados pela população.

 

SERVIÇO

         Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, localizada no térreo do Paço Municipal ou pelo telefone (44) 3233-8400.

         A Acaman está localizada na Rua Pedro Alves Madeira, 84, no parque Industrial I (saída para Marialva).

Fonte: Conscientização

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45