Meio Ambiente

Realizadas audiências públicas sobre Plano Municipal de Arborização Urbana

Sexta-feira, 19 de maio de 2017


Ouvir matéria

A Prefeitura de Mandaguari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, realizou esta semana as audiências públicas para apresentar, discutir e receber sugestões do Plano Municipal de Arborização junto à comunidade.

         Foram realizadas duas audiências. A primeira aconteceu na noite da quarta-feira (17) na Escola Municipal Walter Antunes Pereira, na região dos Cinco Conjuntos. O segundo encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal. O plano foi apresentado pela consultoria Ciclo Gestão Ambiental, especializada que efetuou todos os levantamentos e, com o auxílio de representantes da comunidade está elaborando o Plano, que servirá de base para a atualização da Lei que regulamenta a arborização urbana. Por isso a realização das audiências públicas.

De acordo com a consultoria, as árvores são um dos seres vivos mais importantes para a sobrevivência da biosfera. Nas cidades, desempenham um papel importante ao bem estar da população e ao meio ambiente.

No entanto, as cidades são um espaço de constantes conflitos sobre os valores de uso da arborização urbana. Somada à importância da arborização em nível internacional, como a Agenda 21, e nacional, como a Constituição Federal, esta agenda política vem se tornando um assunto cada vez mais importante e desafiador.

Ainda de acordo com os consultores, o desenvolvimento de planos diretores de arborização urbana vem de encontro ao desafio de se elaborar uma agenda política que seja possível beneficiar toda a comunidade e ao mesmo tempo proporcionar a preservação e o manejo sustentável das árvores.

O documento elaborado apresentou as informações necessárias para se planejar, implementar, avaliar e trazer efetividade à política de arborização urbana. Foi utilizado como referência o Manual Para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, desenvolvido pelo Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana no Estado do Paraná. Com uma proposta simples e moderna de apresentação das informações, o documento reunirá as diretrizes promovidas pelo Manual e ao mesmo tempo proporcionará aos gestores condições práticas de se trabalhar em torno desta agenda.

         As audiências contaram com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Ivan Moraes e equipe técnica, dos vereadores João Jorge Marques, Sebastião Alexandre, Luiz Carlos Garcia, Nilton Boti e Eron Barbiero, além do secretário de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Faustino Ferreira dos Santos e do Assessor Especial do Gabinete do prefeito Romualdo Batista, Paulo Conte.

         A responsável técnica pelo Plano é a bióloga Karla Cristina de Medeiros Libório, que apresentou os detalhes ao lado do Bacharel em Gestão Ambiental, Rafael Leite Macedo e do Assessor Jurídico, Abner da Silva Libório.

Fonte: Regulamentação

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45