Sexta-feira, 26 de maio de 2017
Ouvir matéria
A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde. A meta é imunizar 90% do público-alvo, que inclui crianças até 4 anos, gestantes, idosos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, trabalhadores da saúde, professores e portadores de doenças crônicas. Em Mandaguari já foram vacinados cerca de 70% deste público.
É preciso conscientizar a população de que a vacinação é fundamental para combatermos a gripe. Os mandaguarienses que ainda não receberam a dose precisam ir à unidade de saúde mais próxima para garantir sua imunização.
Os grupos priorizados apresentam maior vulnerabilidade com relação à sua saúde e, por isso, precisam se proteger contra a gripe. É preciso dar atenção a todos os grupos, em especial às crianças e gestantes que ainda não atingiram a cobertura ideal de imunização.
A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: influenza A (H3), influenza A (H1N1) e influenza B. A única contraindicação é para pessoas que possuem histórico de reações alérgicas ao ovo de galinha e derivados.
Os grupos prioritários para a vacinação são os seguintes:
ü Crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias;
ü Gestantes;
ü Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;
ü Trabalhador de Saúde;
ü Povos indígenas;
ü Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
ü Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
ü População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
ü Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais - mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação;
ü Professores das escolas públicas e privadas.
Fonte: Epidemiologia
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h