Segunda-feira, 10 de julho de 2017
Ouvir matéria
Nesta terça-feira (11) a Secretária Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, Coordenação da Atenção Básica e a 15ª Regional de Saúde, estará realizando capacitação de médicos, enfermeiros do município sobre Prevenção, Controle e Redução da Sífilis. O evento será realizado no Centro de Convenções “Décio Bacelar”, com o início às 8 horas.
Os números de sífilis estão cada vez mais altos, e isso justifica a necessidade de abordar o tema frequentemente e atualizar os conhecimentos. Os profissionais de saúde do município precisam estar prontos para fazer o diagnóstico e o devido tratamento. Os enfermeiros, por exemplo, devem estar aptos a acompanhar e orientar os pacientes.
FIQUE SABENDO - A Sífilis é uma doença Infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica causada pelo Treponema Pallidum. A doença é curável exclusiva do homem pode evoluir para formas mais graves especialmente os sistemas nervosos e cardiovasculares.
Sua transmissão pode ser sexual, vertical ou sanguínea. A infectividade da Sífilis por transmissão sexual é maior (cerca de 60%) nos estágios iniciais (primária, secundária, terciária e latente recente).
A maioria das pessoas com sífilis tende a não ter conhecimento da infecção, podendo transmiti-la aos seus contatos sexuais, isso ocorre devido à ausência ou escassez de sintomas, dependendo do estagio da infecção.
Gestantes não tratadas ou tratadas inadequadamente, a sífilis pode ser transmitida para o feto (transmissão vertical), mais frequentemente intraútero (com taxa de transmissão de ate 80%, por via transplacentária, apesar de também poder ocorrer na passagem do feto pelo canal de parto).
Esperamos que com esta capacitação, consigamos facilitar o acesso às informações técnicas, aos procedimentos para notificação e investigação dos agravos relativos a sífilis e suas formas clinicas e, consequentemente, contribuirá para a qualificação das informações e redução da subnotificação e principalmente reduzindo a transmissão vertical da sífilis.
Fonte: Prevenção
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h