Quinta-feira, 13 de julho de 2017
Ouvir matéria
A murta, uma árvore de pequeno porte que caiu no gosto de muitos moradores por causa da boa sombra, infelizmente pode causar sérios problemas, já que é uma planta tóxica e que prejudica principalmente pomares de frutas cítricas. Por esse motivo, essa espécie terá que ser erradicada e uma campanha com esta finalidade será iniciada em Mandaguari. No Paraná a Lei Estadual 15.953, de 2008, proíbe o plantio, comércio, transporte e produção da murta.
A campanha de conscientização dos moradores para que comecem a substituir os exemplares de murta que têm na sua propriedade ou na calçada em frente de casa. Para aqueles que já se prontificarem a fazer a substituição, a Prefeitura de Mandaguari disponibilizará mudas de pitanga, doadas recentemente pela Copel, numa parceria que envolveu a Prefeitura e as paróquias Nossa Senhora Aparecida e Bom Pastor. Nos próximos dias a Prefeitura estará divulgando detalhes da campanha.
Popularmente conhecida como “dama da noite”, a murta é uma árvore de odor altamente atrativo e de intensa floração, mas que, infelizmente, serve como hospedeira da bactéria Candidatus liberibacter spp. A bactéria causa uma doença conhecida como Amarelão, Greening ou Huanglongbing (HBL), que é altamente destrutiva para os pomares de frutas cítricas.
Fonte: Conscientização
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h