Quinta-feira, 27 de julho de 2017
Ouvir matéria
A Prefeitura de Mandaguari está implantando a gestão informatização da rede municipal de saúde, interligando Unidades Básicas de Saúde, PAM (Pronto Atendimento Municipal) e clínicas. O objetivo de melhorar ainda mais e tornar cada vez mais transparente o atendimento a população, já que haverá um prontuário único, que vai possibilitar o acesso ao histórico dos pacientes em qualquer unidade.
Por conta da mudança, a partir do dia 1º de agosto próximo ao procurar atendimento na saúde pública em Mandaguari o usuário deverá levar um documento de identificação pessoal com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, etc) e um comprovante de residência. Desta forma evita-se a duplicidade de cadastro e ajudará o município a agilizar a implantação da informatização.
Além de modernizar e melhorar ainda mais o atendimento, o prontuário único permitirá que a equipe multiprofissional tenha acesso a todos os procedimentos de saúde realizados anteriormente, melhorando as condições de avaliar o paciente. Com essa interligação, também será possível fazer o controle eficaz da distribuição de medicamentos e o gerenciamento de exames laboratoriais. Os funcionários poderão registrar as informações no sistema em tempo real via web, garantindo segurança tanto para usuários quanto para as unidades de saúde.
A partir do momento em que todos os dados forem armazenados em formato eletrônico, será possível obter informações estatísticas e estratégicas. Com estes dados armazenados, o sistema poderá informar quantos pacientes estão em atendimento ou foram atendidos em determinado horário, por faixa etária, bairro e sexo.
A informatização está sendo implantada nas recepções, salas de triagem, de vacina e dos agentes comunitários, consultórios médicos e consultórios odontológicos. A implantação foi iniciada pela Clínica da Mulher do centro da cidade, onde médicos e demais profissionais foram sendo treinados pela equipe de uma empresa especializada. Paralelamente, os técnicos estão trabalhando na instalação de pontos de Internet e dos computadores nas demais unidades da rede municipal de saúde.
Fonte: Modernização
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h