Cultura

Lanamento de livro e palestra com o premiado jornalista Jos Maschio

Quinta-feira, 09 de novembro de 2017


Ouvir matéria

O premiado jornalista José Maschio, mais conhecido no meio como “Ganchão”, estará em Mandaguari nesta sexta-feira (10) para o lançamento do livro "Tempos de Cigarro Sem Filtro" e também para proferir palestra. O evento será realizado no auditório da FAFIMAN (Fundação Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Mandaguari), às 20 horas.

“Tempos de Cigarro Sem Filtro”, primeiro romance do jornalista, retrata o Brasil da década de 1970. O período sombrio da ditadura militar aparece através dos olhos de pessoas humildes, cidadãos simples levando suas vidas simples na periferia das cidades. Nesta obra José Maschio, com sua longa experiência como repórter, narra a história de Jaso e Maria, um casal unidos pela miséria. Vivem na periferia de uma típica cidade brasileira dividida por desigualdades sociais e econômicas. Jaso é um peão para qualquer trabalho braçal, Maria uma lavadeira de roupas. E para saber como tudo acontece é só ler mais esta obra do renomado jornalista paranaense.

Jornalista formado desde 1983, José Maschio trabalhou na imprensa alternativa de resistência à Ditadura Militar, na imprensa sindical, em emissoras de TV e na grande mídia nacional. De 1987 a 2010 foi repórter da Folha de São Paulo. Até 1995 era o repórter do jornal para questões agrárias. A partir de 1995 se aprofundou na investigação jornalística, se especializando em crimes de colarinho branco, lavagem de dinheiro e corrupção em órgãos públicos. Foi o primeiro repórter a divulgar, em nível nacional, a remessa ilegal de divisas do país, as famosas CC5, que culminaram na CPI do Banestado, no Congresso Nacional, e resultou em uma força tarefa do Ministério Público Federal.

Além do trabalho como repórter, Maschio foi professor da UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 1987 e, depois, entre 2011 e 2012. Tem dois prêmios Wladimir Herzog e, em 2007, ganhou o prêmio Folha por denunciar um esquema de favorecimento a presos ligados a Fernandinho Beira Mar no presídio federal de segurança máxima de Catanduvas (PR).

 

SERVIÇO

         O evento tem apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Mandaguari, FAFIMAN, Colégio Estadual Vera Cruz (CEVEC), Espaço Cultural São Francisco de Assis, Elos Clube APP- Sindicato (Núcleo Regional de Mandaguari).

Fonte: Literatura

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45