Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
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Segundo
Levantamento divulgado pela direção do PAM (Pronto Atendimento Municipal) de
Mandaguari, a unidade de saúde realizou 50.434 atendimentos no ano de 2017. O
mês com maior número de procedimentos foi o de setembro, quando foram efetuados
4.993 atendimentos. A média diária foi de 138 pessoas por dia.
“Nós estamos nos adequando e organizando
internamente o PAM, num trabalho que visa melhorar cada vez mais o atendimento
para os usuários do sistema público de saúde”, frisa a diretora da unidade,
Deise Vernilo. Por outro lado, existe a intenção de transformar o PAM em uma
UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “Já estamos reivindicando junto ao
Ministério da Saúde esta transformação, porque entendemos que temos uma bola
estrutura e equipes para iniciar o trabalho como, por exemplo, o atendimento
com dois médicos em todas as escalas diariamente”, o prefeito Romualdo Batista.
Em relação ao ano de 2016, quando foram
realizados 54.099 atendimentos, houve uma queda de 7%, justificada pela reforma
e ampliação de antigas Unidades Básicas de Saúde e a construção de quatro
novas. Estas unidades também possuem atendimento médico e equipes de Agentes
Comunitários de Saúde, No caso da unidade do Jardim Boa Vista, horário de
atendimento foi estendido para o período noturno.
EQUIPE
De acordo com a direção do PAM, a unidade
conta hoje com 6 recepcionistas; 1 vigia noturno (mais um que cobre as folgas);
5 colaboradores de serviços gerais; 9 motoristas; 17 auxiliares de enfermagem;
9 enfermeiros; 1 farmacêutica; 4 técnicos em Raio-X; 1 administrativo; 1
diretora administrativa; 10 motoristas e 25 médicos, mas que pode variar de
acordo com a disponibilidade de escala.
INFORMATIZAÇÃO
A Prefeitura de
Mandaguari já promoveu a interligação do PAM com algumas Unidades Básicas de
Saúde. O novo serviço cria um prontuário único, que possibilita o acesso ao
histórico dos pacientes em qualquer unidade de saúde do município em tempo
real. Com essa ferramenta da informática, a equipe multiprofissional tem acesso
a todos os procedimentos de saúde realizados anteriormente, aperfeiçoando as
condições de avaliar o paciente. Também é possível fazer o controle eficaz da
distribuição de medicamentos e o gerenciamento de exames laboratoriais. Os
funcionários registram as informações no sistema em tempo real via web,
garantindo segurança tanto para usuários quanto para as unidades de saúde.
Outra
vantagem do uso da tecnologia que já existe no PAM é o armazenamento de dados,
que possibilita à Secretaria de Saúde ter acesso a dados estatísticos para
realizar de maneira mais eficiente e rápida o planejamento e as estratégias para
o setor. Com estes dados armazenados, o sistema poderá informar quantos
pacientes estão em atendimento ou foram atendidos em determinado horário, por
faixa etária, bairro e sexo, por exemplo.
Fonte: Saúde Pública
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h