Quinta-feira, 15 de março de 2018
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As operadoras de telefonia celular ocuparam o
topo do ranking de reclamações do Procon de Mandaguari em 2017. O levantamento
foi divulgado pelo órgão nesta quinta-feira (14), Dia Mundial do Consumidor.
Além das empresas de telefonia, aparecem
entre os primeiros colocados bancos, financeiras, seguradoras e
lojas online. De acordo com no Procon, em 2017 foram registradas 463
reclamações no municÃpio, num relatório que inclui empresas locais e também de cidades
vizinhas, sites e outros serviços online. Do
total de reclamações registradas, cerca de 290 foram resolvidas.
O Dia do Consumidor
foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não
apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas
lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus
consumidores.
Como consumidor se
considera todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou
transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por
empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade
econômica que vise a obtenção de benefÃcios.
No Brasil, os
direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de
setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte
(1991).
Com o Código do Direito do Consumidor foi
criado o Procon, que está presente em todos os municÃpios e estados
brasileiros. O principal objetivo do Procon é servir como mediador entre os
consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.
SERVIÇO
Todo o consumidor que necessita de auxÃlio sobre
os seus direitos deve procurar o Procon da sua cidade. Em Mandaguari o órgão de
defesa do consumidor está localizado na Rua Interventor Manoel Ribas, 30,
centro. Telefone (44) 3233-3539.
Fonte: Direitos do consumidor
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h