Quinta-feira, 10 de maio de 2018
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Em Mandaguari, através do Programa Saúde na
Escola (PSE), os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da FamÃlia (NASF)
realizam atividades coletivas com crianças dos anos iniciais das Escolas
Municipais. Neste ano o projeto será realizado em duas escolas: Yolanda Cercal
no primeiro semestre e Dr. Ary da Cunha Pereira no segundo, com foco na
psicomotricidade.
Dentro do programa, os alunos passam por uma
identificação inicial do professor responsável. Aqueles que apresentam
dificuldades psicomotoras são encaminhados para a fisioterapeuta e o educador
fÃsico no NASF, para a devida triagem clÃnica. Os alunos em que é constatado o
déficit psicomotor, são inseridos no grupo para realização das intervenções,
que são realizadas semanalmente, com um número máximo de 10 alunos.
A psicomotricidade é uma modalidade
terapêutica, conceituada como uma ciência, cujo enfoque é o movimento humano em
todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações
patológicas, ou nas suas repercussões psÃquicas e orgânicas, com objetivos de
preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um órgão ou
sistema.
A mesma fundamenta-se em três princÃpios,
sendo eles: a motricidade, a afetividade e a mente e volta-se à globalidade do
indivÃduo. Esta forma de tratamento tem como elementos básicos o esquema
corporal, a lateralidade, a estruturação espacial, a orientação temporal, a
respiração, o ritmo e o equilÃbrio. A imagem do corpo permite construir o
modelo postural que cada um tem de si mesmo e tem um papel fundamental na
manutenção e na regulação postural. A lateralidade é a função de predomÃnio que
permite que um dos dois hemisférios cerebrais tome a iniciativa de organizar o
ato motor, simbolizando a integração sensório-motora dos dois lados do corpo.
Quanto ao equilÃbrio, o mesmo é definido como
a habilidade de manter o controle do corpo utilizando ambos os lados ou apenas
um deles de forma simultânea ou alternada. Através da psicomotricidade, a
criança utiliza a via corporal para reconhecer seus limites, dificuldades e
habilidades, controla seu comportamento, ajusta-se ao meio social e adquire a
capacidade de controlar o próprio corpo. Apesar do projeto ser recente,
alguns dados reforçam a ideia de que há relação entre desenvolvimento de
habilidades psicomotoras com problemas de aprendizagem, independente da
etiologia da mesma. Nesse sentido, chama-se a atenção para o papel da escola
(notadamente educadores/professores) no que diz à necessidade de inserir no seu
planejamento pedagógico educação psicomotora, principalmente no ensino infantil
e séries iniciais do ensino fundamental. Pelo fato da abordagem psicomotora
integrar funções cognitivas, socioemocionais, simbólicas, psicolinguÃsticas e
motoras, esta pode promover o desenvolvimento global do indivÃduo e, ainda,
minimizar a dificuldade de aprendizagem das crianças.
Fonte: Prevenção
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