Terça-feira, 15 de maio de 2018
Ouvir matéria
O
Município de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social
encaminhou o relato de experiência “Parâmetros municipais básicos que
contribuam na implementação e implantação de um Sistema Municipal de Vigilância
Socioassistencial”, para o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, para
participar da seleção dos municípios para participação na “2ª Mostra de
Experiências em Vigilância Socioassistencial”.
E
o trabalho do município foi reconhecido pelo Ministério e está entre os três
selecionados no Estado para participar da Mostra, que será realizada no período
de 19 a 21 de junho, em Brasília, durante o XI Encontro Nacional de Vigilância
Socioassistencial. Do Paraná, além de Mandaguari, foram selecionadas experiências
de Curitiba e Londrina. Foram recebidas pelo MDS 133 experiências de 110
municípios diferentes, além de 13 experiências estaduais. Mandaguari está numa
lista nacional de 35 municípios.
A EXPERIÊNCIA
A
experiência “Parâmetros municipais básicos que contribuam na implementação e
implantação de um Sistema Municipal de Vigilância Socioassistencial”, tem como
objetivo padronizar a coleta de informações buscando qualificar a execução da
Política Municipal de Assistência Social de Mandaguari, alcançando desta forma
elaborar e implantar o relatório mensal de atividades nas unidades
governamentais e da sociedade civil, coletar, sistematizar e analisar os dados
colhidos, com intuito de dar subsídios para o planejamento da política no
município e acompanhar e monitorar a qualidade das ações ofertadas à população,
bem como se a mesma tem causado o impacto social esperado.
Contou
na proposta encaminhada ao governo federal como o município vem trabalhando com
a vigilância socioassistencial, desde o ano de 2011, quando foi elaborado a
primeira minuta de relatório mensal de atividades das unidades socioassistenciais,
governamentais e não governamentais.
No
que se refere aos resultados, a Secretaria Municipal de Assistência Social não
possuía nenhum dado sistematizado e analisado das ações realizadas em âmbito
municipal. Desta forma, foram atingidos patamares jamais alcançados
anteriormente, tais como: quantidade de reuniões e capacitações realizadas, bem
como quantidade de profissionais, perfil dos usuários atendidos, quantidade de
usuários atendidos mensalmente e sua frequência, alcance das metas e
indicadores de resultados, entre outros, todos esses sendo devidamente
registrados.
A
partir do ano de 2011, percebemos que as unidades, principalmente as
organizações da sociedade civil, ampliação o nível de organização e coleta de
dados internos. Prova disto, são saberem realmente a quantidade de usuários
atendidos, bem como frequência dos mesmos nas atividades, perfil das famílias
atendidas, entre outros.
Todas
essas informações são discutidas pelo Conselho Municipal de Assistência Social
- CMAS, bem como com o Ministério Público e balizam, principalmente, o
estabelecimento de termos de parceria com as organizações da sociedade civil.
Fonte: Reconhecimento
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h