Terça-feira, 29 de maio de 2018
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Este
foi apenas um dos números apresentados durante Audiência Pública da Saúde
realizada na última sexta-feira (25) na Câmara de Vereadores de Mandaguari. Os
números e ações do primeiro quadrimestre de 2018 foram apresentados pelo
secretário de Saúde do MunicÃpio, Josias Gonçalves.
Além dos mais de 18 mil atendimentos na
farmácia, outros setores apresentaram números significativos nos quatro
primeiros meses deste ano. Na Rede de Saúde Bucal, somente no trabalho de levar
saúde bucal até as crianças da Rede Municipal de Ensino, foram 3 mil
procedimento, incluindo técnica de escovação, bochecho com flúor, selante,
aplicação tópica de flúor, entre outros. O trabalho inclui ainda atendimento à s
gestantes, paciente especiais, palestras, visitas domiciliares e o atendimento
noturno na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Boa Vista, que totalizou 456
atendimentos nos primeiro quadrimestre.
O Centro de Especialidade Odontológica
(CEO) teve 275 atendimentos, com procedimentos como bucomaxilo, endodontia,
próteses, periodontia, implantes e ortodontia.
Com relação aos exames laboratoriais, nos primeiros
quatro meses do ano foram mais de 25 mil procedimentos realizados no Laboratório
Municipal e conveniados.
No setor de transportes foram atendidas 4.593
pessoas, que se deslocaram para as cidades de Maringá, Londrina, Campina
Grande, Campo Largo, Curitiba e Arapongas.
Segundo ainda os números apresentados,
na atenção primária em saúde mental, foram pouco mais de 1.300 atendimentos,
incluindo trabalhos realizados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e um projeto
terapêutico infanto-juvenil, realizado no Centro de Referência Especializado de
Assistência Social (CREAS).
Alguma diretrizes também foram apresentadas,
com destaque para o fortalecimento das redes Mãe Mandaguariense, de urgência, de
Atenção à Saúde Mental e de Saúde Bucal; implantação da Rede de Atenção à Pessoa
com Deficiência (PcD) e melhoria do acesso e do cuidado às áreas de atenção
inclusivas; implantação da Rede de Atenção à Saúde do Idoso; qualificação da
Atenção Primaria em Saúde; fortalecimento das Ações de Promoção da Saúde, da
PolÃtica de assistência Farmacêutica, da PolÃtica de Vigilância em Saúde, da
Gestão dos Serviços Próprios e Terceirizados e da Gestão do Trabalho e da educação
Permanente; Ouvidoria como Instrumento de Gestão e Cidadania; fortalecimento do
Controle Social no SUS e qualificação da gestão do financiamento em saúde.
Fonte: Prestando contas
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