Terça-feira, 06 de novembro de 2018
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O
prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, participou na manhã desta
terça-feira, 6 de novembro, da Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio
Intergestores Paraná Saúde, realizada em Curitiba. Na mesma oportunidade prefeito
tiveram liberado o preenchimento a Planilha de Programação para aquisição de
medicamentos e insumos.
Na pauta da Assembleia estava a eleição
e posse de um conselheiro, representantes dos municípios (prefeito), para
recompor o Conselho Deliberativo; Alteração do Estatuto Social; e eleição do
vice-presidente do conselho.
O CONSÓRCIO - Durante muito tempo, a
coordenação das atividades que envolviam os medicamentos no setor público, como
programação, aquisição e distribuição, foi executada de forma centralizada pela
CEME – Central de Medicamentos, que por não considerar as diversidades regionais,
aliado à descontinuidade no fornecimento, trouxe muitos problemas de
abastecimento no país, principalmente na atenção básica, e veio a contribuir
para a desarticulação da Assistência Farmacêutica, retardando seu processo de
organização.
Mediante
este cenário e entendendo a Assistência Farmacêutica como parte integrante de
um Sistema de Saúde, o Ministério da Saúde, após ampla discussão, aprovou, em
outubro de1998, a Política Nacional de Medicamentos – Portaria GM/MS nº
3916/1998, instrumento que passou a orientar todas as ações no campo da
política de medicamentos do país.
A
reorientação da Assistência Farmacêutica, uma das diretrizes dessa Política,
que tem como objetivo implementar, nas três esferas de governo do SUS, todas as
atividades relacionadas à promoção do acesso da população aos medicamentos
essenciais, deve estar fundamentada visando:
– descentralização da gestão;
– promoção do uso racional dos medicamentos;
– otimização e eficácia do sistema de distribuição no setor público e no
desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a redução nos preços dos
produtos, viabilizando inclusive o acesso da população aos produtos do setor
privado.
O
processo de descentralização da gestão teve início com a implantação, em 1999,
do INCENTIVO À ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA – IAFAB, que são recursos
financeiros pactuados pelos três níveis de governo (federal, estadual e
municipal) e transferidos aos municípios para a aquisição de medicamentos na
atenção básica de saúde.
Esse
processo possibilitou a retomada da reestruturação e organização da assistência
farmacêutica nos estados e municípios, permitindo a autonomia na coordenação de
ações e atividades relacionadas aos medicamentos, porém trouxe também o desafio
de se buscar estratégias para superar deficiência de escala e aumento da
eficiência nos gastos dos recursos, uma vez que 79% dos municípios paranaenses
são constituídos por uma população de menos de 20.000 habitantes.
Foi
com a finalidade de otimizar os recursos da assistência farmacêutica básica que,
em junho de 1999, os municípios do estado do Paraná, com apoio da Secretaria de
Estado da Saúde, constituíram o Consórcio Paraná Saúde.
Hoje,
com 397 municípios associados dos 399 do estado, o Consórcio vem efetuando a
aquisição dos medicamentos elencados na Assistência Farmacêutica Básica,
preservando a autonomia de cada município na seleção e quantificação dos
medicamentos de suas necessidades, a cada aquisição.
Fonte: Descentralização
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