Saúde

Caso de febre amarela no Paraná coloca saúde em alerta

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019


Ouvir matéria

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, um jovem de 21 anos, que nunca havia sido vacinado, é o primeiro caso de confirmação de febre amarela no Paraná. O caso foi identificado no sábado, dia 26 de janeiro, quando uma força tarefa da Secretaria foi ao Litoral para organizar, junto com o município de Antonina, as estratégias de enfrentamento da doença. O jovem está internado no Hospital Regional do Litoral e passa bem, com uma forma leve da febre amarela.

Outro problema, segundo o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Município de Mandaguari, que, inclusive, foi discutido na 15ª Regional de Saúde em Maringá nesta semana, é que a vacina contra a febre amarela é aplicada em dose única, de 9 meses a 59 anos de idade e precisa ter em registro na carteirinha de vacina. A Regional solicitou para que os municípios intensifiquem a vacinação contra a doença e buscar os não vacinados, para que garantir que a população de Mandaguari está protegida.


SINTOMAS

Os sintomas são febre com início súbito em pessoas que nunca tomaram a vacina contra a febre amarela ou com vacinação há menos de 10 dias e que tenham estado em áreas de matas, rios ou áreas de circulação viral comprovada nos últimos 15 dias.

Essas condições devem estar associadas a outros dois ou mais sinais, como cefaleia, náusea, vômitos, dor articular, dor abdominal, dor lombar, icterícia ou hemorragias. 

 

SERVIÇO

          Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Zacarias de Vasconcelos, esquina com a Rua Padre Antonio Lock. Telefone (44) 3233-3035.

Fonte: Prevenção

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   22/11/2024 16:38:21