Assistência Social

Famílias de baixa renda podem pedir desconto na conta de luz

Quinta-feira, 21 de março de 2019


Ouvir matéria

A Secretaria de Assistência Social de Mandaguari informa que famílias atendidas através do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem solicitar redução na fatura de energia elétrica, conforme a Lei nº 12.212/2010. O desconto varia de acordo com o consumo mensal de cada família, podendo chegar de 10% a 65%, até o limite de 220kWh.

Para solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica um dos integrantes da família deve receber o Benefício de Prestação Continuada e procurar a Copel, que dará o encaminhamento para obter o desconto. Caso a pessoa ainda não seja inscrita no BPC, a Secretaria realiza o primeiro cadastro através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS onde será realizado o cadastro único.

CADASTRO NO CRAS

Para realizar o primeiro cadastro é necessário levar até o CRAS, os seguintes documentos de todos que residem na casa: RG; CPF; Título de eleitor; Carteira de trabalho e último holerite; Se beneficiário do INSS, trazer comprovante; Certidão de nascimento/casamento/divórcio e última conta de luz. O Centro funciona na avenida Presidente Vargas, 347 e o atendimento deve ser agendado pelo telefone: 3233-4960. Se houver necessidade será realizada uma visita no domicílio do solicitante. Depois desse cadastro realizado, a Copel continua o cadastramento.

CADASTRO NA COPEL

O cidadão que já possui o Benefício de Prestação Continuadapode ir na Copel com as seguintes informações: Nome do beneficiário;Número do Benefício (NB);Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade, ou outro documento de identificação oficial com foto e Código da unidade consumidora a ser beneficiada, constante na conta de luz.

No momento da análise do requerimento, a companhia elétrica verificará se o BPC está ativo e se o beneficiário é um cliente residencial. Portanto, é recomendável que o solicitante leve seu cartão do BPC ou o Demonstrativo de Crédito de Bancário – DCB (para verificação do NB) e conta de energia.O beneficiário terá direito ao desconto em apenas uma residência, seja ela própria ou alugada.

As famílias inscritas no Cadastro Único com dados atualizados e renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo também podem solicitar o desconto na conta de luz, independentemente se são beneficiárias do BPC ou não.

Para mais informações entre em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 0800 707 2003 ou pelo emailbpc@cidadania.gov.br<mailto:bpc@cidadania.gov.br

 

 

Fonte: Redução na tarifa é concedidapara assistidos pelo Benefício de Prestação Continuada; Secretaria de Assistência Social está realizando o primeiro cadastramento.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45