Quinta-feira, 16 de maio de 2019
Ouvir matéria
Na primeira edição neste informativo do Projeto“Aprendendo a Conviver” comentamos sobre: O que é bulliyng e como perceber quando seu filho está sofrendo bulliyng.
Hoje vamos falar aos pais sobre:
“O QUE FAZER QUANDO É MEU FILHO QUEM MALTRATA OS OUTROS.”
É importante perceber desde cedo os sinais que o filho apontam com atitudes e pensamentos que podem levara um comportamento destrutivo e covarde, como o bullying .
SEU FILHO PODE ESTAR PRATICANDO BULLIYNG
SE:
- No ambiente familiar mantém atitudes desafiadoras e agressivas em relação aos parentes. (É arrogante no agir, no falar e no vestir, demostrando superioridade);
- Não aceita perder e não tolera frustrações; (Gosta de se sentir poderoso, estar no centro e no controle da situação);
- Nos conflitos, a culpa sempre é do outro; (manipula as pessoas para se safar das confusões em que se envolve; usa e abusa dos outros para obter o que quer);
- Parece sentir prazer com o medo, o desconforto e o sofrimento dos outros, não tem compaixão.
- Costuma voltar da escola com objetos que não possuía;
- Mente, de forma convincente, nega as reclamações da escola, dos irmãos.
- Ignora e desrespeita regras de sala de aula e da escola.
SE ESTIVE ACONTECENDO, O QUE FAZER?
Algumas questões podem ajudá-los como pais a refletirem sobre a situação.
PERGUNTEM-SE:
- Meu filho precisa de autocontrole? Quer chamar atenção? Faltou-lhe regra ou limites? Está imitando alguém? Não conseguimos passar valores essências para boa convivência, como solidariedade respeito e sensibilidade pelos sentimentos alheios? Temos sido excessivamente críticos? Meu filho está assistindo muita violência em filmes e/ou joga videogame e internet?
REVISE SUAS ATITUDES E ASSUMA UMA CONDUTA DE AJUDA:
- Mantenha a calma. Não ataque nem fique na defensiva. Não se apresse em rotular seu filho;
- Procure saber o que realmente está acontecendo. Quem ele está maltratando, de que forma e por que isso está acontecendo;
- Aplique restrições não violentas ao bulliyng; “Trate os outros como deseja ser tratado.” Monitore seu filho;Colabore com a escola para ajudar seu filho e apoie nas punições ao comportamento impróprio; revise a sua forma de disciplinar seu filho, se está sendo muito permissivo, muito agressivo, indiferente?
Estimule seu filho a praticar um esporte; conheça os amigos de seu filho; elogie bons comportamentos e procure ajuda de um profissional especializado.
SETOR DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR
POR Ana Lucia da Silva Sassi
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h