Terça-feira, 28 de maio de 2019
Secretarias de Educação e Saúde
Ouvir matéria
Profissionais das secretarias de Educação e Saúde participaram nesta terça-feira de uma capacitação para o planejamento de ações do Programa Saúde na Escola, que será trabalhado em conjunto pelas secretarias através de 13 eixos temáticos que serão levados para alunos da rede municipal e dos colégios estaduais Vera Cruz, São Vicente Palloti e CEEBJA Santa Clara que foram contemplados na pactuação do programa de cunho federal.
As secretárias de Educação, Adenise Batista e de interina de Saúde, Deise Vernillo acompanharam o encontro e falaram da importância dessa união para os alunos, família e professores. “Compartilhando o conhecimento dos profissionais da educação e saúde quem ganha é nossa cidade. Alunos mais saudáveis serão mais dedicados ao conhecimento e mais dispostos para aprender. Dependemos da união de vocês para alcançar essa finalidade” comentou Adenise. “Esse é um momento de parceria e de construção de propostas para serem levadas às salas de aulas através desse projeto que visa a integração e articulação permanente,proporcionando melhoria da qualidade de vida de nossos alunos”, complementou Deise.
O responsável técnico para a elaboração do projeto, Jonatas Terencio, repassou os segmentos que devem ser abordados e discutidos em sala de aula e dividiu os profissionais por eixos temáticos, conforme a função de cada um na prefeitura. “Hoje vamos elaborar as ações, o planejamento e a execução de todo o projeto para que seja inserido nas escolas o quanto antes. Cada profissional dará sua contribuição para delinear os rumos de cada tema e apresentá-lo de forma simples e eficaz aos alunos”.
Ao longo do projeto Saúde na Escola serão debatidos os seguintes temas: Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e combate à obesidade infantil;Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação da situação vacinal; Promoção da saúde auditiva e identificação de estudantes compossíveis sinais de alteração; Promoção da saúde ocular e identificação de s com possíveis sinais de alteração e Psicomotricidade.
Fonte: O projeto Saúde na Escola envolve a troca de conhecimento e união de profissionais para trabalhar temas com alunos das escolas municipais
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h