Quinta-feira, 30 de maio de 2019
Ouvir matéria
A Secretaria de Saúde esclarece que apesar dos transtornos causados à população que aguardava por atendimento no dia de ontem, quarta-feira (29), no Pronto Atendimento Municipal, que teve os serviços prejudicados pela falta de um médico, todos os pacientes foram examinados.
De acordo com a secretária interina de Saúde, Deise Vernillo, dois médicos atendem 24 horas por dia no local, porém ontem um profissional faltou no serviço sem aviso prévio o que gerou atraso para o chamamento das consultas. “O médico da tarde, que inicia o atendimento às 13 horas, faltou e não fomos informados com antecedência para substitui-lo prontamente e não prejudicar o atendimento à população. Por volta das 17 horas um médico foi dar suporte e a fila de atendimento voltou ao período normal de escala. Às 22 horas o atendimento foi normalizado com dois médicos atendendo”, explica a secretária garantido que todos os casos de urgência e emergência que tem prioridade foram atendidos.
Segundo o levantamento da Secretaria nos quatro primeiros meses do ano foram atendidas 106 mil pessoas no PAM, dando uma média de 26,5 mil atendimentos no mês e 850 diários. No período que antecede o inverno e no meio do ano esse número aumenta por conta da mudança climática que provoca mais alergias e doenças.
CONTRATAÇÃO
Para conseguir atender a demanda e oferecer o atendimento necessário à população, a administração municipal já realizou um Processo Seletivo Simplificado para médico clínico geral e está chamando os primeiros colocados.
Outro PSS
para a contratação de Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Pediatra, Médico
Psiquiatra, Médico Radiologista e Técnico de Enfermagem em turno de revezamento
está com as inscrições abertas e o chamamento dos profissionais será imediato.
Além desses dois processos estão abertas as inscrições do concurso público que incluiu a contratação de Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral - 20h, Médico Clínico Geral - 40h, Médico Clínico Geral –Plantonista, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista/obstetra, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Médico Urologista, além de enfermeiros, fisioterapeutas e servidores para diversas áreas da Saúde.
“Temos feito o
possível para levar atendimento à nossa população. O fato de ontem foi
lamentável mas foi pontual, por um problema pessoal do médico que não pode
cumprir sua jornada de trabalho. A saúde é uma prioridade de todo gestor e
enfrenta problemas em todos os lugares, cabe a nós buscar alternativas para não
deixar nenhuma pessoa sem atendimento e é o que estamos fazendo através desses
concursos e de investimentos no setor”, finaliza Deise.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h