Terça-feira, 18 de junho de 2019
Síndrome Mão-Pé-Boca
Ouvir matéria
A Secretaria de Saúde e de Educação estão realizando uma campanha de orientação sobre a Síndrome Mão-Pé-Boca, infecção viral contagiosa mais comum em crianças e que tem maior incidência no outono e inverno.
Os sintomas da doença são febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. As formas de transmissão são: beijar alguém infectado; tosses e espirros; contato com a mão de alguém contaminado e contato com brinquedos e objetos contaminados por secreções.
Para evitar a doença é necessário intensificar as medidas de higiene, lavando sempre as mãos, higienizando os brinquedos e superfícies e não compartilhando chupetas, mamadeiras, talheres e copos.
A doença mão-pé-boca (HFMD, sigla em inglês) é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus. Eles habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O tratamento é realizado através de medicamentos, repouso e alimentos leves.
Fonte: Secretaria de Saúde e de Educação
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h