Quinta-feira, 04 de julho de 2019
Febre Amarela
Ouvir matéria
Preocupada com o aumento de notificações e confirmações de casos de Febre Amarela no Paraná e com a perspectiva do vírus se espalhar para o norte do Estado nesse segundo semestre do ano, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mandaguari vai intensificar as ações para a prevenção da doença a partir da próxima semana.
Considerada uma doença fatal transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a melhor prevenção da doença é através da vacina, com dose única e disponível na rede municipal de saúde para crianças de 9 meses a adultos de 59 anos. Os mandaguarienses nessa faixa etária que nunca tomaram a vacina ou perderam a carteira de vacinação e estão na dúvida devem se vacinar.Para atender a população, as Unidades Básicas de Saúde farão rodízio de abertura até as 20 horas de segunda à sábado.
A DOENÇA
A Febre Amarela (FA) é uma doença febril aguda causada por um arbovírus, transmitido ao homem e aos primatas não humanos (macacos) por meio da picada de mosquitos infectados. São conhecidos dois ciclos de transmissão: o urbano, no qual o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti ao homem, que é o hospedeiro principal; e o silvestre, em que o vírus circula entre mosquitos silvestres
TRANSMISSÃO
No meio urbano a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas pessoas a transmissão ocorre apenas por meio da picada. “É importante deixar claro que o macaco não transmite a doença para os humanos, assim como uma pessoa não transmite a doença para outra. A transmissão se dá somente pelo mosquito. Os macacos ajudam a identificar as regiões onde estão acontecendo a circulação do vírus”, explica o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Welligton Spinosa.
PREVENÇÃO
“A principal medida é a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Por isso faremos uma ação nos postos de saúde ampliando o horário de atendimento e dando oportunidade para todos se vacinarem”, diz Spinosa, reforçando o combate ao mosquito da dengue não deixando água parada para a proliferação do Aedes aegypti.
Os principais sintomas da Febre Amarela são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
O tratamento é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado.
Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. Medicamentos como AAS e Aspirina devem ser evitados, já que o uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.
CASOS NO PARANÁ
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes) da Secretaria da Saúde do Paraná consolida nesta semana dados do monitoramento da Febre Amarela no Estado. De 1 de julho de 2018 até 30 de junho de 2019. No período de ano houve 480 notificações, 17 casos confirmados e uma morte causada pela doença. Neste ciclo, a febre amarela atingiu principalmente a população das regiões de Paranaguá, Curitiba e Ponta Grossa, mas as notificações e investigações aconteceram em todo o Estado. Spinosa reforça a que os casos podem ser maiores. “O último balanço é de março. Por isso nossa preocupação e o início desse plano de ação para que a doença não chegue em Mandaguari”.
UBS COM DOSES DA VACINA
SEGUNDA - FEIRA:
Das 8:30 às 16h30 : UBS 5 Conjuntos
Das 17 às 20 horas: Clínica da Mulher e da Criança e UBS Esplanada
TERÇA – FEIRA:
Das 8:30às 16h30 : UBS Morumbi
Das 17 às 20 horas: UBS Morumbi
QUARTA – FEIRA:
Das 8:30 às 16:30 : UBS BOA VISTA
Das 17 às 20 horas:Clínica da Mulher e da Criança
QUINTA – FEIRA:
Das 8:30 às 16:30 : UBS Jardim Progresso
Das 17 às 20 horas : UBS Esplanada
SEXTA – FEIRA:
Das 8h30 às 16h30 : Clínica da Mulher e da Criança
Das 17 às 20 horas: UBS Progresso
SÁBADO
Das 9 às 17 horas: UBS 5 Conjuntos e UBS Morumbi
Das 13 às 17 horas : UBS Boa Vista
Fonte: Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h