Vigilância Sanitária reforça cuidados contra escorpião

Sexta-feira, 30 de agosto de 2019


Ouvir matéria

A Prefeitura de Mandaguari, através da Secretaria de Saúde eVigilância Sanitária, alerta a população para redobrar os cuidados e se prevenir contra escorpião.

 

A principal forma de prevenção de acidentes com o animal é manter os ambientes limpos e organizados, não só dentro da casa, mas também nos arredores. A preferência do escorpião é por locais escuros, úmidos e com pouco movimento, tanto na área externa como interna da casa. Entre eles estão sapatos, roupas, ralos, batentes de portas e janelas, assoalhos soltos, frestas na parede, caixas de energia, armário sob a pia, panos de chão e toalhas penduradas.

 

Primeiros socorros

 

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:

- Lavar o local da picada com água e sabão;

- Manter o local da picada voltado para cima;

- Não cortar, furar ou apertar o local da picada;

- Beber bastante água;

- Dirigir-se, imediatamente, ao serviço de saúde

 

Medidas de controle/prevenção

 

Os escorpiões possuem hábitos noturnos, permanecendo escondidos durante o dia em locais úmidos e escuros. Desta forma, a principal medida para evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.

 

Os escorpiões também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientado que se vede ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não possuem eficácia comprovada contra a espécie. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar um tênis ou sapato, pois o escorpião pode ter se escondido ali.

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45