Terça-feira, 03 de setembro de 2019
Ouvir matéria
O prefeito Romualdo Batista recebeu, nesta terça-feira, representantes da Emater que apresentaram um projeto de proteção as nascentes usando tecnologia de solo-cimento, numa ação com baixo custo e facilmente replicável. O Projeto Água Limpa pretende levar mais qualidade de vida, através de abastecimento de água potável e reúne parceiros como a Emater, Sanepar, Prefeitura , Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), clubes de serviço, empresas e produtores rurais.
De acordo com o extensionista da Emater, Ricardo Augusto da Silva, o projeto é totalmente viável. “Já estamos executando esse projeto em municípios da região de Maringá e Apucarana e queremos implantar aqui em Mandaguari que conta com muitos mananciais e minas. Nossa proposta é município ajudar com materiais para a construção da proteção (rachão principalmente), os produtores entram com o restante do material (canos, cimento), a Sanepar faz as análises das águas (antes e depois) e nós, da Emater, executamos a obra, em parceria com a prefeitura e os agricultores e lideramos toda a ação”.
Batistão afirmou ter interesse no projeto que trará benefícios para o município. “Devemos olhar para a proteção ambiental da cidade e cuidar dos nossos mananciais deixando uma herança sem igual para nossos netos. Se a intenção do projeto é recuperar e cuidar de nossas nascentes, a Prefeitura tem interesse em executá-lo. Temos que olhar para o meio ambiente que é nosso maior patrimônio”.
Participaram da reunião os vereadores Sebastião Alexandre e Luis Garcia e os secretários de Agricultura,Luiz Felipe Martivi; Meio Ambiente, Paulo Conte e Planejamento e Gestão, Hamilton Sampaio.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h