Quinta-feira, 12 de setembro de 2019
Ouvir matéria
Alunos da Escola Municipal Yolanda Cercal foram nessa, quinta-feira, ao Laboratório Municipal para realizarem a tipagem sanguínea, ação que faz parte do projeto “Doador de sangue no presente e no futuro”, programa que atende aos alunos dos quartos anos da escola e que trabalha em parceira com a Cooperjovem da Cocari, tendo o objetivo de conscientizar e mobilizar escola e a comunidade para a importância de salvar vidas.
A tipagem sanguínea é realizada para identificar qual grupo sanguíneo o paciente pertence. É importante saber o tipo sanguíneo para realizar doação e transfusão de sangue e outros atendimentos médicos que necessitam da especificação.
Essas ações são continuações de trabalhos que já vem sendo desenvolvidos pelo projeto, como a palestra no Módulo Cultural com a assistente social Tereza Maria Pauliqui, do Hemocentro Regional Maringá, que conversou com os alunos sobre a doação de sangue e também a visita que a escola realizou ao Hemocentro, onde aprenderam os processos que ocorrem com o sangue.
A equipe pedagógica à frente do projeto é formada por Silvia Maria Pelloso, Vanessa Rossi, Maria Aparecida Fineto, Delma Alessandra Modos, Rita Beatriz Tomé, Terezinha Conciani e Lucas Renan Romagnolo, que comemoram a ação de hoje, quando mais de 40 crianças fizeram o teste para saberem a tipagem sanguínea.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h