Terça-feira, 08 de outubro de 2019
Ouvir matéria
O setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mandaguari emitiu nota lembrando o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), comemorado na última sexta-feira, 4 de outubro. São profissionais que fazem parte da equipe multiprofissional nos serviços de Atenção Básica à Saúde/Atenção Primária em Saúde (APS).
O foco do trabalho destas equipes são as atividades educativas em domicílios e coletividades, muitas vezes enfrentando sol quente outras adversidades, mas exercendo sempre um papel de orientador, já que são profissionais que conhecem de perto a realidade e a intimidade das famílias mandaguarienses.
“Neste contexto, a Secretaria de Saúde, parabeniza em tempo, a todos ACS, que são fundamentais para a promoção e prevenção da saúde das pessoas atendidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, observa a diretora de Atenção Básica do município, enfermeira Alyne da Silva Maragno.
A criação dos ACS tem sua origem no estado do Ceará quando foram criados em 1987. Na época, o objetivo era reduzir a mortalidade infantil, dar uma alternativa de trabalho às mulheres e, principalmente, estender o direito à saúde a todos os cidadãos daquele estado. Rapidamente, o governo federal incorporou a ideia ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em 1991.
Num país tão grande como o Brasil, os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais. Afinal, eles são responsáveis por:
Visitar as famílias de sua microárea e assim detectar doenças;
Ensinar normas de higiene;
Orientar as famílias sobre os serviços de saúde disponíveis;
Acompanhar o tratamento médico daqueles que necessitam;
Desenvolver atividades de promoção da saúde junto à população e ao lado de outros profissionais.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h