Quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Ouvir matéria
Foi encerrado nesta terça-feira, dia 15, o curso de instalação de geradores de energia solar fotovoltaicas, ministrado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), numa parceria com a Prefeitura do Município de Mandaguari, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo.
O curso foi ministrado em dois dias nas dependências da Fafiman, com carga de 16 horas, nos períodos da manhã e tarde e totalmente gratuito. Os futuros instaladores se familiarizaram com todos os elementos, acessórios e ferramentas necessárias para a instalação de um sistema fotovoltaico, assim como entenderão como o sistema funciona.
“A utilização de energias sustentáveis e renováveis no Brasil está em forte expansão, aumentando a demanda de mão de obra especializada, por isso a realização deste curso”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Conte. O número de instalações de painéis fotovoltaicos, que geram energia solar fotovoltaica, saltou de 7,4 mil em 2016 para quase 50 mil em 2018, o que representa um crescimento de mais de 500%.
Em 2017, o país esteve entre os 10 que mais acrescentaram produção de energia proveniente da luz solar à matriz energética, com 0,9 GW, totalizando 1,1 GW. Hoje, isso representa 0,8% do abastecimento de energia no Brasil, mas a expectativa é que em 20 anos essa capacidade aumente 17 vezes, chegando a 32%.
Entre os motivos que explicam a grande quantidade de projetos envolvendo esse tipo de energia em todo o país estão o custo elevado da energia convencional, que tem atingido em cheio o bolso dos consumidores, e os preços cada vez mais em conta dos equipamentos solares.
MERCADO DE TRABALHO
E com tanto entusiasmo pela energia solar, uma figura ganha espaço no mercado: o instalador de painéis solares fotovoltaicos. De todas as ocupações existentes no segmento, essa é uma das mais procuradas. E, com o tempo, a tendência é que eles também façam toda a manutenção das peças.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h