Segunda-feira, 21 de outubro de 2019
Ouvir matéria
Profissionais da Secretaria de Saúde de Mandaguari estiveram em plantão no último sábado, dia 19 de outubro, atendendo em todas as Unidades Básicas a campanha Dia D contra o Sarampo, focada na imunização de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. Apesar dos avisos sobre a importância da vacinação e a abertura de todos os postos, das 8h30 às 16h30, apenas 22 crianças foram imunizadas.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Wellington Spinoza, lamenta a baixa procura dos pais e responsáveis. “Infelizmente os servidores ficaram o dia todo em plantão para atender apenas 40 pessoas, sendo um número muito abaixo do esperado. Pela baixa procura dos pais decidimos vacinar também os adultos que nos procuraram, totalizando 22 crianças e 18 adultos. É muito importante a participação dos pais e responsáveis que devem zelar pela saúde das crianças. O Sarampo mata”.
A campanha para vacinar as crianças prossegue até o dia 25 de outubro, sendo aplicada a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Os pais que tiverem dúvidas sobre a imunização dos filhos devem procurar um posto de saúde com a carteirinha de vacinação da criança.
A segunda etapa da campanha nacional vai acontecer entre os dias 18/11 a 30/11, para o público de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional será 30 de novembro. Para esse grupo será disponibilizada a vacina dupla viral (sarampo e caxumba).
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil acumula 13 mortes em decorrência da doença, sendo que sete ocorreram em menores de 5 anos. Entre os óbitos, apenas um paciente estava previamente imunizado.
A DOENÇA
O Sarampo é uma doença infecciosa viral aguda, potencialmente grave, de transmissão aérea, extremamente contagiosa, com risco de complicações graves como panencefalite, meningite, miocardite, nefrite, pneumonites, entre outras.
Os primeiros sinais e sintomas são a febre alta (acima de 38,5ºC), tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos em mucosa oral). Cerca de dois a quatro dias depois do surgimento dos sintomas aparece a lesão característica do sarampo: o exantema cutâneo maculopapular. O exantema é de coloração vermelha, inicia-se na face, geralmente na região retroauricular, chegando ao auge 2 a 3 dias depois do seu início, quando se estende pelo tronco e membros; às vezes as lesões são confluentes, ou seja, tendem a convergir para a face e o tronco.
Para prevenir mantenha a carteira vacinal atualizada, a vacina é a principal forma de prevenção, cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença, evitar aglomerações ou locais pouco ventilados, cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir, utilizando lenço descartável ou a parte interna do braço, e não as mãos, lavar com frequência o rosto e as mãos com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar, uma vez que estes são veículos importantes para a transmissão do sarampo e não compartilhar copos, talheres, maquiagem e alimentos.
Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. O tratamento com antibiótico é contraindicado, exceto se houver indicação médica devida à ocorrência de infecções secundárias. Em caso de suspeitas procure um médico.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h