Adubo orgânico preparado em escola é apresentado ao prefeito

Terça-feira, 05 de novembro de 2019


Ouvir matéria

Acompanhados da diretora Andrea Moreira Batista e da professora de Pedagogia Empreendedora, Alvina Meireles, alunos da Escola Municipal Francisco Romagnole Júnior, visitaram o prefeito Romualdo Batista na manhã desta terça-feira (5), para entregar duas embalagens de adubo orgânico, resultado de um projeto de sustentabilidade e horta comunitário surgiu para valorizar o aluno e demonstrar sua importância na sociedade. Eles aproveitaram a oportunidade para fazer o convite para a Feira da educação Empreendedora, que será realizada na próxima sexta-feira (8).

 

A entrega do produto foi feita pelos alunos Caio Gabriel e Analice dos Santos de Melo, do 5º ano B e Isabelly de Oliveira Cunha. Os três explicaram ao prefeito os detalhes sobre desenvolvimento do projeto implantando de compostagem implantado este ano na escola, que atende em período integral e oferece três refeições diárias, produzindo muito lixo orgânico, que hoje é transformando em adubo utilizado na horta do estabelecimento. Cuidada pelos alunos, toda a colheita da horta é consumida durante as refeições. A água para as hortaliças é captada por um reservatório que capta água da chuva e foi construído pelos próprios alunos e professores.

 

“É, sem dúvida, um projeto interessante e que pode ser multiplicado no município, por isso vamos buscar essa ampliação e aproveitar essa ideia que preserva o meio ambiente, melhora a qualidade de vida das crianças e da comunidade e ainda pode gerar renda”, observou o prefeito.

 

Eles informaram ainda que, somente no mês de outubro último, deixaram de ir o aterro municipal cerca de 230 Kg de lixo orgânico.  “Com esse projeto reaproveitamos a água da chuva e o material orgânico em nossa composteira, fortalecendo a relação entre escola e comunidade, deixando que os mesmos participem do preparo da horta e da compostagem. Assim diminuímos o impacto ambiental, desenvolvemos nos alunos atitudes de cuidado e consciência e estimulamos a participação de pais, alunos, professores, funcionários e ex-alunos na escola”, explica a diretora.

 

De acordo com a professora Alvina, “demais professore também estão aderindo ao projeto e separando o lixo orgânico e levando para a escola”. Atualmente o adubo, que que recebeu o nome de Forgan é utilizado na horta e o excedente é repassado para pequenos produtores rurais do município. O nome foi escolhido através de um concurso realizado entre os alunos e significa Forte e Orgânico.

 

O projeto faz parte de uma ação do Sebrae denominada Educação Empreendedora e que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e as escolas da rede municipal de ensino, contando ainda com a assistência da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município.

 

FEIRA

Durante a visita alunos m, professora e diretora convidaram o prefeito e a comunidade para a Feira Jovem Empreendedor – Primeiros Passos, que será realizada na próxima sexta-feira, a partir das 19h30 nas dependências da escola. A feira também tem a parceria do Sebrae.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45