Em tempos de coronavírus comprar no comércio do seu bairro também é um grande negócio

Quinta-feira, 09 de abril de 2020


Ouvir matéria

Segundo o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o impacto da pandemia do coronavírus na economia já é sentido por todo o mundo. Governos e bancos anunciaram medidas que visam amenizar os abalos, enquanto empresas tentam se adequar à nova realidade de portas fechadas ou parcialmente abertas e com baixo faturamento. Dentro desse cenário caótico, o consumidor tem um papel fundamental: apoiar o comércio dos bairros, evitando assim aglomerações e filas no centro da cidade, especialmente no caso do ramo alimentício, como mercadinhos e bairros perto da nossa casa.

 

Em Mandaguari, a Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, estão aderindo a esta campanha do Sebrae, procurando incentivar esta prática entre os consumidores locais.

 

Ainda de acordo com o Sebrae, valorizar empreendedores e colaborar com pequenos negócios durante o período de quarentena ajuda tanto na sobrevivência da empresa, quanto no desenvolvimento socioeconômico do estado e do país. Isso porque as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil. E, dentro do cenário de medidas restritivas de contenção da pandemia, muitas terão problemas financeiros. 

 

É necessário mobilizar a sociedade e criar uma verdadeira rede de suporte ao comércio dos bairros, estimulando a economia da região. Campanhas nas redes sociais têm estimulado o apoio aos pequenos negócios neste momento, seja comprando ou auxiliando na divulgação. Essa é a melhor forma de enfrentarmos juntos a crise do coronavírus. 

 

Compre dos pequenos

Uma das principais maneiras de auxiliar os empreendedores em meio à crise é comprando nas empresas locais. Mesmo com as portas fechadas, muitas seguem atendendo aos clientes através do serviço de delivery ou para retirada, como supermercados, restaurantes e docerias. 

 

Todos precisam comprar itens básicos, como comida e produtos de higiene e limpeza. Pesquise quais estabelecimentos da sua rua ou bairro estão em funcionamento e os priorize. 

 

Não cancele, remarque

Antes da chegada da pandemia, muitos clientes estavam com serviços fechados e agendados para casamentos, festas, viagens, ou até mesmo planos de academia e personal trainer. Não cancele o serviço, adie e ajude a evitar o colapso financeiro.

 

Entre em contato e opte por remarcar. Essa é uma maneira de ajudar as empresas e profissionais autônomos a manterem o fluxo de caixa e, assim, reduzir os prejuízos causados pela suspensão das atividades. 

 

Adquira voucher

Outra dica importante do Sebrae é a compra serviços antecipadamente é outra forma de ajudar os pequenos negócios a ultrapassar a crise do coronavírus. Empresas dos setores de varejo e serviços, como lojas de roupas, salões de beleza e bares estão oferecendo vale-compras para serem utilizados posteriormente.

 

Você adquire o voucher, permite que o dinheiro siga circulando no mercado e usufrui no momento oportuno. Dessa forma o cliente ajuda na manutenção de empregos e distribuição de renda.

 

Divulgue e indique

Mesmo que não compre, estimule os negócios locais através de divulgação. Farmácias, pet shops e mercearias seguem em funcionamento. Use as redes sociais para estimular o consumo desses pequenos estabelecimentos da sua rua ou bairro.

 

Incentive as pessoas a fazerem o mesmo, trocando grandes empresas e redes por pequenos comerciantes. Outra forma de auxiliar na divulgação é dar dicas dos seus estabelecimentos favoritos. Indicação tem peso.

 

Da Assessoria de Imprensa com informações do Sebrae

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45