Meio Ambiente erradica plantas invasoras da arborização urbana

Quarta-feira, 12 de agosto de 2020


Ouvir matéria

Árvores como figueira mata-pau, também conhecida como gameleira ou figueira branca (Ficus doliaria), costumam nascer sobre uma outra árvore, que acaba matando sufocada. Esta e outros plantas estão seno erradicadas da arborização urbana, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura do Município de Mandaguari. Outra espécie invasora detectada na cidade é a Banana-de-macaco (Philodendron bipinnatifidum).

 

No caso da figueira branca, trata-se de uma das plantas que se comportam como “estranguladoras”. Ela se encontra do Amazonas até o Paraná, passando pela região central do País. “O que acontece normalmente é que algum pássaro ou morcego come a semente da figueira e defeca em outro ponto da floresta ou da área urbana, o que ocorre, por coincidência, dentro da cavidade do tronco de alguma árvore adulta”, explica o gestor de meio ambiente do município, Luiz Rodrigues Júnior.

 

No próprio tronco a figueira começa a nascer e se desenvolver para cima, buscando o sol (fototropismo) e para baixo buscando a terra (geotropismo). “O processo é demorado e pode levar anos, mas quando consegue atingir a terra, a figueira branca ganha mais força e começa a ‘estrangular’ a árvore hospedeira com mais intensidade, aumentando a velocidade do processo de morte da planta adulta”, observa o gestor.

 

BANANA-DE-MACACO – É uma planta amplamente distribuída pelo País, mas é considera nativa da Mata Atlântica. “É uma espécie tóxica, mas muito utilizada na ornamentação e decoração de casas e jardins, o que requere cuidados especiais” alerta Rodrigues, acrescentando que a planta “conta com cristais de Oxalato de Cálcio na sua formação”.

 

Caso entre em contato com a planta e note o aparecimento de sintomas como inchaço nos lábios, irritação por ingestão, dor e queimação, inchaço na língua e faringe, o correto é procurar tratamento médico. Outros sintomas que podem ser apresentados são: náuseas, vômito, diarreia e cólicas abdominais. “No caso do contato com os olhos, pode provocar edema, lacrimejamento e fotofobia”, ressalta ele.

 

SERVIÇO

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, localizada no térreo do Paço Municipal. Telefone: (44) 3233-8433).

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45