Sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
Ouvir matéria
O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) realizou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, a cerimônia de encerramento da edição 2020. Dos 162 projetos homologados, 43 foram premiados. E Mandaguari mais uma vez figurou entre os premiados, recebendo o Certificado de Reconhecimento pelo projeto “O que os Olhos Não Veem”, da Escola Bom Pastor, que faz parte da Rede Municipal de Ensino.
“Desde que começou a participação neste prêmio, Mandaguari tem aparecido como destaque, recebendo menções e troféus e, inclusive sendo escolhido o melhor projeto de 2017, com o ‘De Volta pra Escola’, também da Secretaria de Educação do município”, ressaltou o prefeito Romualdo Batista, o “Batistão”. Em 2019 o projeto “Soletrarte” também recebeu o certificado de reconhecimento.
“O melhor é que através destas conquistas motivamos nossas escolas também inscreverem seus projetos. E os resultados vieram, fomos selecionados como finalistas do Prêmio Gestor Público do Paraná 2020, com dois projetos: Acreditar na Educação para Vencer e Transformar, da Escola Professora Angelina Teixeira Pinheiro e O que os Olhos não Veem, da Escola Bom Pastor. Independentemente do resultado, já nos sentimos vencedores, por termos conquistados resultados transformadores na educação com estes projetos e tudo isso é motivo de termos orgulho da nossa educação”, comemorou a secretária da Educação, Adenise Batista Rodrigues.
“Hoje, recebemos, eu e a professora Sandra Cristina Fadel, o Prêmio Gestor Público Paraná, em sessão solene virtual, com o nosso belíssimo projeto ‘O que os olhos não veem’, projeto este, idealizado e desenvolvido com os nossos alunos da escola Municipal Bom Pastor. Projeto do qual nos orgulhamos muito pois, durante seu desenvolvimento enfrentou diversos obstáculos, mas, que foram superados graças à parceria e compreensão de seus colaboradores’ comemorou a diretora do estabelecimento de ensino, Carmem Lúcia Rafael.
O PROJETO
O projeto “O QUE OS OLHOS NÃO VEEM” tem como objetivo conscientizar os alunos, pais, e toda a comunidade escolar sobre as pessoas consideradas invisíveis em nossa sociedade. Diante de um cenário marcado pela ausência de sensibilidade ao diferente, onde a cultura da cooperação é pouco desenvolvida, existem momentos em que as pessoas se isolam e têm dificuldades de colocar-se no lugar do outro. Desse modo, após a análise a tabulação dos dados obtidos pelo questionário aplicado aos pais da nossa comunidade escolar, notou-se que eles reconhecem a existência de pessoas que passam por problemas e dificuldades, porém desconhecem grupos diversos e entidades que trabalham em prol dessas pessoas. O projeto foi idealizado pelas professoras Daniele Arbano e Sandra Fadel, envolveu a comunidade escolar e possibilitou uma metodologia ativa e participativa em sala de aula, por meio da educação para o empreendedorismo, transformando a realidade de muitos sujeitos invisíveis em nossa sociedade.
PARTICIPANTES
Neste ano, 68 municípios inscreveram iniciativas, sendo que 36 foram contemplados, além de um Consórcio de Municípios. Mesmo com a pandemia do coronavírus, a 8ª edição foi a segunda com maior número de projetos e municípios inscritos, ficando atrás apenas da 7ª edição, realizada em 2019, em que participaram 79 municípios com 200 projetos inscritos.
A cerimônia de encerramento foi realizada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), sendo que os prefeitos e os responsáveis pelos projetos participaram a distância, em seus respectivos municípios. Os troféus e certificados serão entregues posteriormente.
Realizada pela primeira vez de modo virtual, a premiação teve que se adaptar ao contexto da pandemia, uma vez que não era possível avaliar os projetos de forma presencial em todas as cidades. Desta forma, a maioria das análises de campo foram realizadas a distância, garantindo mais agilidade e segurança aos participantes.
APOIOS
O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 2013, e conta com a participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com patrocínio da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Rádio UniFM, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), União de Vereadores do Paraná (Uvepar) e Zênite.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h