Sexta-feira, 08 de janeiro de 2021
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Em reunião técnica de planejamento, o PROCON Municipal definiu metas para 2021, juntamente com a Prefeita Enfª Ivonéia Furtado, Secretário de Governo Francisco de Biázio, Procurador Jurídico, Gabriel Paes Bernardinelli e o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Thiago Álvaro da Silva.
Elaborar estratégias, definir metas e ações de planejamento para o ano 2021, foram temas da primeira reunião técnica com o chefe do PROCON, prefeita e secretários municipais, realizada nesta quinta-feira, dia 7.
Na ocasião, foi apresentado um relato sobre o funcionamento do órgão de defesa do consumidor e o que deve ser desenvolvido nos próximos meses. O coordenador do PROCON destacou o trabalho já realizado e falou das prioridades da gestão. “No ano passado foram realizados quase dois mil atendimentos. Realizamos também, fiscalizações preventivas e repressivas voltadas a defesa do consumidor e, ainda, participamos das fiscalizações em combate a proliferação do Coronavírus. Isso demonstra a confiança do consumidor ao procurar o PROCON. Nossa prioridade é a modernização e agilidade no atendimento. Prezamos por um trabalho de qualidade e transparente”, explicou.
O investimento em equipamentos, capacitação dos servidores, busca de novas parcerias e ampliação das atividades do órgão, também estiveram na pauta do encontro.
EM 2020
De janeiro a dezembro de 2020, em sua sede, o órgão realizou 1.392 atendimentos e 432 aberturas de reclamações de consumidores, com aproximadamente 86% dessas demandas solucionadas. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Foi mais um ano em que o PROCON de Mandaguari esteve acima do índice recomendado pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), referente à resolutividade das reclamações, que é de 80%.
Durante a reunião, ficou definido ainda que será instituído imediatamente no município o “DISQUE PROCON”, cujo o funcionamento ocorrerá da seguinte forma: caso o consumidor que esteja no mercado de consumo se depare com alguma violação de seu direito, ou seja, caso esteja com algum problema com fornecedor, poderá contatar o PROCON através do telefone e uma equipe imediatamente se deslocará até o consumidor para intermediar e solucionar o conflito.
Parta tanto, será disponibilizado aos munícipes dois telefones para contato, um fixo e um móvel, sendo os seguintes números: 44-3233-3539 e 44-98407-7936. Em breve, através do telefone móvel, os consumidores poderão manter contato utilizando o aplicativo whatsApp.
Com essa medida, o PROCON pretende dar celeridade no atendimento das demandas do consumidor, bem como dar oportunidade ao fornecedor em resolver a demanda sem a necessidade de ser instaurado processo administrativo.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h