Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
Ouvir matéria
Para dar sequência ao desenvolvimento dos professores e alunos da rede municipal de ensino de Mandaguari, a prefeita Enfª Ivonéia Furtado, acompanhada da secretária da Educação, Selma Bertolini e da professora Silvia Peloso, da equipe de coordenação pedagógica, recebeu representantes da cooperativa Sicredi Agroempresarial - PR/SP, para confirmar o termo de continuidade do Programa A União Faz a Vida para 2021 no ensino público municipal.
A Sicredi, que tem sede em Mandaguari, esteve representada pelo gerente da agência local, Paulo Fusco do Egipto, pela coordenadora do projeto na cooperativa, Bianca Donato e pelo assessor pedagógico, Cássio Marcelo Mochi.
O Programa A União Faz a Vida foi lançado oficialmente em 1995, depois de gestores da Sicredi perceberem como era importante promover a educação para um mundo mais cooperativo.
Com pessoas educadas desde cedo em temas como cooperação e cidadania e empreendedorismo — e interessadas em uma nova cultura na qual o indivíduo e a comunidade pudessem, juntos, criar oportunidades de crescimento para todos —, tanto a cooperativa como a sociedade poderiam evoluir e se desenvolver cada vez mais.
Apesar de ter sido lançado 1995, a gestação do União Faz a Vida começou um pouco antes. Em 1993, a cooperativa se aproximou do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS). O apoio do padre Roque Lauchner, então coordenador do Centro, foi fundamental. A ideia central era:
desenvolver um programa de educação cooperativa;
contratar especialistas em diversas disciplinas curriculares de ensino; propor uma nova metodologia de ensino que privilegiasse o empreendedorismo e a cooperação.
O projeto piloto foi implantado em Santo Cristo (RS). A partir daí, o Programa só cresceu, chegando a novas regiões do Brasil e ajudando a promover os princípios de cooperação e cidadania.
Para chegar ao objetivo de educar as crianças e adolescentes dentro dos conceitos, o programa tem dois princípios básicos: cooperação e cidadania.
A educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades.
Neste sentido, a cooperação só existe por meio de ações coordenadas entre grupos de pessoas que tenham um objetivo comum.
Educação distribui senhas para matrícula do 1º ano do Ensino Fundamental na noite desta quinta
Educação distribui senhas para matrículas da Educação Infantil 3, 4 e 5 na noite desta terça
Secretaria de Educação anuncia dois PSSs com oportunidades para Cadastro Reserva
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h