Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
Ouvir matéria
Para dar sequência ao desenvolvimento dos professores e alunos da rede municipal de ensino de Mandaguari, a prefeita Enfª Ivonéia Furtado, acompanhada da secretária da Educação, Selma Bertolini e da professora Silvia Peloso, da equipe de coordenação pedagógica, recebeu representantes da cooperativa Sicredi Agroempresarial - PR/SP, para confirmar o termo de continuidade do Programa A União Faz a Vida para 2021 no ensino público municipal.
A Sicredi, que tem sede em Mandaguari, esteve representada pelo gerente da agência local, Paulo Fusco do Egipto, pela coordenadora do projeto na cooperativa, Bianca Donato e pelo assessor pedagógico, Cássio Marcelo Mochi.
O Programa A União Faz a Vida foi lançado oficialmente em 1995, depois de gestores da Sicredi perceberem como era importante promover a educação para um mundo mais cooperativo.
Com pessoas educadas desde cedo em temas como cooperação e cidadania e empreendedorismo — e interessadas em uma nova cultura na qual o indivíduo e a comunidade pudessem, juntos, criar oportunidades de crescimento para todos —, tanto a cooperativa como a sociedade poderiam evoluir e se desenvolver cada vez mais.
Apesar de ter sido lançado 1995, a gestação do União Faz a Vida começou um pouco antes. Em 1993, a cooperativa se aproximou do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS). O apoio do padre Roque Lauchner, então coordenador do Centro, foi fundamental. A ideia central era:
desenvolver um programa de educação cooperativa;
contratar especialistas em diversas disciplinas curriculares de ensino; propor uma nova metodologia de ensino que privilegiasse o empreendedorismo e a cooperação.
O projeto piloto foi implantado em Santo Cristo (RS). A partir daí, o Programa só cresceu, chegando a novas regiões do Brasil e ajudando a promover os princípios de cooperação e cidadania.
Para chegar ao objetivo de educar as crianças e adolescentes dentro dos conceitos, o programa tem dois princípios básicos: cooperação e cidadania.
A educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades.
Neste sentido, a cooperação só existe por meio de ações coordenadas entre grupos de pessoas que tenham um objetivo comum.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h