Sexta-feira, 12 de março de 2021
Ouvir matéria
Articulação visa promover condições de que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação
No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o PROCON de Mandaguari, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), realizarão do “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março de 2021, e acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos: www.consumidor.gov.br.
A ação dos órgãos de defesa do consumidor tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após ser acionada pelo PROCON de Mandaguari, a PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN, a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.
Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o PROCON ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.
De acordo com o advogado dirigente do PROCON de Mandaguari, para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O PROCON de Mandaguari orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
SERVIÇO
O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
QUANDO: 15/03 até 31/03/2021
COMO: através do site www.consumidor.gov.br
PÚBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias
DÚVIDAS: PROCON de Mandaguari, através do telefone 44-3233-3539, pedir para falar com o Coordenador, Thiago.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h