Quarta-feira, 17 de março de 2021
Ouvir matéria
Na manhã desta quarta-feira (17/03/2021), reuniram-se os membros da Comissão COVID-19, que é a responsável pela análise e deliberações das medidas de combate a disseminação do coronavírus em âmbito municipal, sempre se baseando em dados epidemiológicos do município. Durante o encontro, realizado no anfiteatro da Fafiman, foram apresentados dados preocupantes em relação à pandemia da Covid-19 em Mandaguari e região.
Informações importantes foram levadas ao conhecimento dos membros da comissão, tais como, o colapso nos serviços de referência responsáveis pela análise clínica dos exames de COVID-19 (RT PCR), devido ao aumento expressivo de casos, fator este, que reflete no baixo número de casos registrados no boletim diário municipal.
Com relação ao CTC (Centro de Tratamento da COVID-19), implantado recentemente nas instalações do Espaço Conviver, no centro da cidade, a comissão informou que a unidade está atendendo em média de 90 a 100 pacientes sintomáticos por dia.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a contaminação pelo coronavírus no cenário municipal e estadual continua elevadíssima com uma média de 120 a 130 pacientes sintomáticos por dia. Ainda foi apresentada a realidade do serviço de Call Center da saúde, responsável pelo acompanhamento dos pacientes positivados, que também se encontra a beira do colapso devido à alta demanda de pacientes, sendo humanamente impossível para que se possa proceder com o acompanhamento e orientação dos mesmos. Segundo os profissionais que estão na linha de frente, o momento exige conscientização e o respeito às medidas sanitárias em vigor por todos.
Por outro lado, o debate do dia na comissão girou em torno da necessidade de ajuste de questões pontuais referentes ao texto do decreto 165/2021, que está em vigência, não havendo mudanças significativas no mérito das medidas de contingenciamento propostas por este instrumento legal, permanecendo os horários de restrição ao atendimento pelos estabelecimentos comerciais, considerados como não essenciais, e ainda procedeu-se com a análise de questionamentos e solicitações encaminhadas a mesa diretiva da comissão, a qual responderá via ofício, aos respectivos solicitantes.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h