Segunda-feira, 29 de março de 2021
Ouvir matéria
A Comissão de enfrentamento à Covid-19 de Mandaguari esteve reunida na tarde desta segunda-feira, 29 de março, na Fafiman, para deliberar sobre a elaboração do novo decreto municipal, levando em conta, principalmente, o feriado da Sexta-Feira Santa, dia 2 de abril, quando praticamente todo comércio e prestação de serviços poderão ficar de portas fechadas. Existe a possibilidade também do comércio ter o horário ampliado no sábado, dia 3 de abril, compensando assim o fechamento no feriado da sexta-feira.
O novo decreto será publicado nesta terça-feira, dia 30 de março, podendo conter boa parte das medidas sugeridas pela Comissão, que sempre se baseia em dados epidemiológicos do município, além de procurar seguir as linhas do decreto do Governo do Estado. Medidas semelhantes deverão ser tomadas por outros municípios da região.
Antes das deliberações, a equipe da Secretaria de Saúde que conduz as reuniões, apresentou alguns dados do estado, que hoje tem média de 116 óbitos por dia e que o Paraná já recebeu 1,5 milhão de vacinas. A projeção tem se mantido otimista, ressaltando-se medidas como o isolamento social e a efetividade da vacina após quinze dias da segunda dose. Entretanto, com relação aos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a projeção continua pessimista, já que, no dia 25 de março havia 63 pacientes aguardando vagas e 81 esperando leitos de enfermaria na macrorregião de Maringá.
Em relação ao risco alto, Mandaguari caiu para o quinto lugar na região, o que significa um progresso com as medidas tomada nas últimas semanas. Maringá está em primeiro, Sarandi em segundo e Astorga no terceiro lugar. Nesse caso vale ressaltar que são municípios próximos, o que destaca a importância de se evitar deslocamentos desnecessários, principalmente durante o feriado.
O número de leitos dobrou na região nas última semanas, mais o sistema está no limite de possibilidade de ampliação, por isso a necessidade de evitar o aumento de casos com as medidas tomadas através de decretos municipais.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h