Cuidar é promover vidas!

Terça-feira, 18 de maio de 2021


Ouvir matéria

O dia 18 de maio é uma data histórica, para aqueles que estão envolvidos no contexto da saúde mental e social desse país. Nele é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, organizado por diversos movimentos sociais, coletivos e entidades. Representando um movimento de luta nos espaços públicos, nos serviços de saúde mental e nas Universidades, pelo fim das instituições manicomiais, a chamada “Reforma Psiquiátrica”.

Nesse ano de 2021, comemoram-se 20 anos da promulgação da Lei 10.216/2001, em que, as instituições que compõem o cenário brasileiro, passaram a considerar as pessoas com sofrimento psíquico e seus familiares, como sujeitos de direitos, reconhecendo e fortalecendo seus protagonismos, fomentando a participação dos usuários, familiares e movimentos sociais, e os levando em consideração, para a construção de políticas públicas em saúde mental, álcool e outras drogas, no contexto brasileiro.

Entretanto, apesar do constante movimento de evolução no que diz respeito às políticas públicas em saúde mental, álcool e outras drogas, é necessário abordar a necessidade de se realizar a conscientização das pessoas acerca desse contexto, como elemento emancipatório, empoderador e conscientizador. Para que assim, possam se tornar protagonistas ativos na garantia de seus direitos e não aceitarem práticas e instituições que reforcem atividades manicomiais, e que, fundamentalmente culminem no sofrimento humano.

E é com o intuito de assegurar o acesso e uso da população de alto risco em saúde mental, que o município de Mandaguari – PR, conta com o Centro de atenção Psicossocial I – CAPS I, o qual possui uma equipe multiprofissional, que realiza atendimentos em diversas modalidades, articulações e ações entre diferentes setores e níveis de complexidade.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45