Terça-feira, 25 de maio de 2021
Ouvir matéria
A pandemia da Covid-19 completou mais de um ano no Brasil e o número de óbitos e infectados não para de crescer. Estamos diante de um dos maiores desafios das últimas décadas e não podemos deixar de fazer nossa parte para combater esse vírus. Lembrando sempre que prevenção não é opção. É solução. E no município de Mandaguari não poder ser diferente.
Este foi o sentimento demonstrado durante a reunião da Comissão Municipal de Enfrentamento da doença em Mandaguari, realizada na tarde desta segunda-feira, 24 de maio, no anfiteatro da Fafiman.
Decretos têm sido desrespeitados por uma parte da população e de algumas empresas, além da realização de festas clandestinas, o que já é suficiente para aumentar a cada dia o número de casos e a ocupação de quase 100% em todas as UTIs disponíveis na região.
Na abertura do encontro, a secretária de Saúde do município, Ana Caroline Carnelossi, chamou a atenção para os números de casos que voltaram a crescer em Mandaguari, além dos 92 óbitos já confirmados pela 15ª Regional de Saúde, um número que poder crescer ainda mais nos próximos dias.
O novo decreto, que será ser publicado amanhã (26), deverá seguir algumas determinações do último decreto estadual, como a ampliação do toque de recolher, antecipando das 23h00 para as 22h00, mas que não deverá ser tão rígido a ponto de fechar algumas atividades nos finais de semana.
CONSCIENTIZAÇÃO
Muitas sugestões foram apresentadas com relação a um trabalho intenso de conscientização da população quanto às medidas básicas de prevenção à Covid-19, como evitar aglomerações, respeita o distanciamento social, manter a higienização, uso de mascas e somente sair de casa quando necessário.
Nos próximos dias, a comissão deverá se reunir com proprietários de alguns proprietários de estabelecimentos, com o objetivo de conscientizá-los sobre a responsabilidade de cada uma de cuidar tanto de seus colaboradores quanto dos clientes.
A Covid-19 pode estar em qualquer lugar: no supermercado, no ônibus, na mesa de trabalho e em vários outros locais. Como não conseguimos ver o vírus, muitas vezes relaxamos nas medidas preventivas. Mas, e se você pudesse ver o coronavírus, tomaria mais cuidado? Fica a reflexão.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h