Segunda-feira, 14 de junho de 2021
Ouvir matéria
Dividida em pequenos grupos por conta da pandemia da Covid-19, teve sequência na sexta-feira (11) à tarde, a capacitação sobre escuta especializada às vitimas de violência infanto-juvenil, realizada na Casa da Amizade (Rotary), com palestra de Juliana Zanon Ferreira, psicóloga da secretaria de saúde do Município, que realiza escuta especializada.
A segunda etapa contou com a presença da secretária de saúde do município, Ana Caroline Carnelossi. “Quem trabalha com crianças e adolescentes enfrenta os mais diversos desafios todos os dias. Talvez um dos mais doloridos seja lidar com casos de violência, especialmente os de violência sexual. Não é simples saber o que fazer, e como fazer” destacou a secretária. Existe uma lei que indica os caminhos a serem seguidos.
A Lei 13.431/2017 determina a criação de mecanismos de Escuta Especializada e Depoimento Especial para toda criança ou adolescente testemunha ou vítima de violência de qualquer tipo. O texto prevê proteção no momento da denúncia do crime e em todas as fases do processo judicial, com a participação de profissionais especializados, de forma integrada. A intenção é de que as vítimas sejam acolhidas rapidamente e não sofram ainda mais durante as investigações.
O atendimento integrado é super importante para evitar que a criança ou adolescente reviva a violência sofrida quando têm que relatar os fatos inúmeras vezes em diferentes instâncias: é o que se chama de revitimização. Além de trazer mais sofrimento, esta repetição torna o processo ainda mais longo. Por isso, a lei prevê um único depoimento especial durante a fase judicial e estabelece que o atendimento envolva serviços de saúde e assistência social.
A finalidade é ampliar conhecimentos dos demais profissionais da rede, promover o fortalecimento e a articulação entre os técnicos da saúde, assistência e educação. A comissão de enfrentamento a violência, em parceria com a secretaria de saúde, também está auxiliando na capacitação.
Educação distribui senhas para matrícula do 1º ano do Ensino Fundamental na noite desta quinta
Educação distribui senhas para matrículas da Educação Infantil 3, 4 e 5 na noite desta terça
Secretaria de Educação anuncia dois PSSs com oportunidades para Cadastro Reserva
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h