Dia Mundial de Combate às Drogas é lembrado pelo CAPS

Terça-feira, 29 de junho de 2021


Ouvir matéria

No último sábado, dia 26 de junho, foi lembrado mundialmente o Dia Internacional de Combate às Drogas, que visa conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. Mesmo com as restrições da atualidade, por conta da pandemia da Covid-19, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Mandaguari, lembrou a data e seu significado.

No CAPS é realizado acolhimento à demanda espontânea. Neste acolhimento o técnico de nível superior, avalia as necessidades do paciente e realiza junto dele, um plano terapêutico singular, onde é traçado e ofertado os serviços que farão parte do tratamento dele.

No caso dos usuários de Álcool e/ou drogas, são disponibilizados consultas com médico psiquiatra, grupos psicoterapêuticos, atendimentos individuais, orientação familiar, entre outros. Se houver necessidade, e o paciente aceitar, realiza articulação e encaminhamento á outros setores parceiros tais como Alcoólicos Anônimos (AA), Casa de Recuperação Espaço Esperança (CREE), entre outros. Vale salientar que o plano é individual, conforme necessidade e respeitando a singularidade e aceitação do paciente.

A DATA

A data foi definida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, criada por recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas, de 2021, publicado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo inteiro no último ano. Além disso, mais de 36 milhões de pessoas sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45