Quarta-feira, 07 de julho de 2021
Visita ocorreu durante a manhã desta quarta (7), em Floriano
Ouvir matéria
O secretário municipal de Agricultura, Yohann Furtado, visitou nesta quarta (7) a Estação Experimental de Piscicultura da Universidade Estadual de Maringá (CODAPAR/UEM), em Floriano, distrito de Maringá, acompanhado pelo diretor municipal de Abastecimento, Fernando Cedran, e pelo vereador Luiz Garcia (Cidadania).
A visita foi conduzida pelo professor de Zootecnia da UEM, Carlos Oliveira, que detalhou as estratégias de cultivo de peixes realizadas no local. Em uma delas, por exemplo, a mesma água utilizada para a produção de peixes é aproveitada, também, para irrigar hortaliças.
“Podemos adotar essa ideia em nossa futura horta comunitária, produzindo, além de alfaces, algumas tilápias”, observou Furtado.
A reutilização da água, segundo o professor Oliveira, serve também para repensar a produção de peixe no País. “Chega de monocultura! Precisamos nos perguntar: essa água que estamos usando para o peixe serve para algo mais? Como podemos aproveitar essa água?”
As estratégias de cultivo de peixes observadas no local revelam a possibilidade de pequenos produtores garantirem a produção para si mesmos ou para a comercialização. “Os pequenos produtores podem ter um peixe, que é um alimento saudável, mas pouco consumido no Brasil, na própria mesa", disse Furtado.
PEIXE NA MERENDA - Garcia afirmou, no encontro, que o peixe ainda é um alimento caro e distante da realidade do brasileiro. "O peixe falta no cardápio. Quem sabe, no futuro, a gente não consegue ter uma produção significativa dos pequenos produtores de peixes, em Mandaguari, e colocá-la na merenda escolar do município?", sugeriu.
"É algo possível, sim, de ser feito", completou Furtado, lembrando que o município, atualmente, adquire cerca de 30% da agricultura familiar produzida em Mandaguari.
Durante a visita, o professor Oliveira se colocou à disposição do município. “O poder público precisa desenvolver um sistema voltado para auxiliar os pequenos produtores. Podem contar com a nossa expertise e com o nosso pessoal”, afirmou.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefeiturademandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h