Educação participa de live sobre salas de altas habilidades e superdotação

Sexta-feira, 20 de agosto de 2021


Ouvir matéria

Na última segunda-feira (16/08), o Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira participaram de live com o Núcleo Regional de Educação de Maringá, que teve ampla discussão sobre a Sala de Altas Habilidades/Superdotação.
 

Participaram como convidadas, a Secretária de Educação, Selma Bertolini, a Coordenadora da Secretaria de Educação, Márcia Mourão, a Psicóloga, Selma Raimundini, a Coordenadora do Setor de Educação Especial, Larissa Botelho; diretora, supervisora da Educação Especial e professora da Sala de Recursos Multifuncional Altas Habilidades/Superdotação da Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira, Simone Machado, Vanessa Bighi Garcia e Ana Paula Floresta, respectivamente, foram convidadas pelo Setor de Altas Habilidades/Superdotação, com a coordenação da pedagoga Silvana Aguilar do Núcleo Regional de Educação, para participar de uma live com a Secretaria de Educação de Maringá e o município de Santa Maria, do Estado do Rio Grande do Sul.
 

O objetivo da live foi descrever para a representante do município de Santa Maria sobre a experiência, os encaminhamentos e a prática pedagógica da sala de Altas Habilidades/SD do município, visto o excelente trabalho, reconhecido pelo NRE, que tem sido feito com os alunos das escolas municipais e também particulares, que apresentam esta especificidade.
 

Foi explicado que nesse espaço da sala de aula, se aprofundam os assuntos que mais interessam aos alunos. São temas que não estão na grade curricular, por isso, fazem (em momentos presenciais), pesquisas, estudos, analisam dados e colocam em prática através de relatos, visitas, exposições, maquetes e experiências.
 

Explicitou-se também para os municípios que o planejamento da sala é dividido em três etapas: tema de interesse, suplementação (slides, vídeos, conversas, debates...), teoria com registro (anotações dos alunos) e prática. Os alunos frequentam aulas no Ensino Regular e no contraturno, vão para a Sala de Recursos Multifuncional de Altas Habilidades/Superdotação, mas para participar deste atendimento, todos os alunos passam por Avaliação Psicoeducacional.
 

Também foi especificado que temos firmado nesta sala, parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) – Campus de Jandaia do Sul, onde os alunos frequentam (não no momento, por causa da Pandemia), aulas presenciais de Matemática, Programação e Robótica, com os professores da própria Universidade, inclusive que chegaram a participar de uma feira na própria Universidade, apresentando a Programação de Robôs para visitantes das escolas da cidade de Jandaia do Sul e região. 
 

Foi especificado na live também, que esta sala propicia ao aluno a oportunidade de conviver com seus pares, de forma que possam compartilhar, trabalhar projetos coletivos e individuais, com acesso a recursos de tecnologia, informação e comunicação.
 

A sala teve sua abertura no município em abril de 2012, a partir da visualização da necessidade de um atendimento específico dentro da demanda destes alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
 

Parabéns à Professora e Equipe da Escola Dr. Ary da Cunha Pereira, como também a todos os envolvidos no processo de formação destes alunos, pelo brilhante trabalho desenvolvido.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefeiturademandaguari 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/11/2024 16:35:45