Sexta-feira, 08 de outubro de 2021
Reunião ocorreu na manhã desta sexta (8) na delegacia pública de Mandaguari
Ouvir matéria
Para atender a uma solicitação do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a prefeita Ivonéia Furtado dialogou com integrantes do Poder Judiciário, Procuradoria da Justiça e do Ministério Público, nesta sexta (8), sobre a proposta de convênio feita pelo Depen, por meio do ofício nº 057/2021, para que a Prefeitura de Mandaguari possa contratar, temporariamente, presos que residem no Estado e que cumprem a sentença em regime semiaberto ou em prisão domiciliar.
Segundo o ofício encaminhado à chefe do Poder Executivo de Mandaguari pelo coordenador do complexo social de Maringá, Alan Gazola, o convênio “trará economicidade aos cofres públicos bem como auxiliará na ressocialização dos egressos do Sistema Penal através do trabalho”.
A procuradora jurídica de Mandaguari, Eliete Ferreira, reforça que, caso o convênio seja efetivamente realizado, a Prefeitura de Mandaguari poderá contar com a mão de obra de presos que estão sob monitoramento eletrônico.
“A proposta feita pelo Depen não é empregar os presidiários que estão encarcerados na cadeia pública de Mandaguari, mas, sim, dar oportunidade a presos do Paraná que estão em prisão domiciliar ou cumprem o regime semiaberto com tornozeleira eletrônica. Na prática, é aquela pessoa que já está convivendo com a família ou que está autorizada pela Justiça a trabalhar e participar de cursos durante o dia”, explica Eliete.
Segundo a prefeita Ivonéia, é preciso avaliar a proposta com cuidado e em constante diálogo com o Poder Judiciário, Procuradoria da Justiça e Ministério Público.
“Fizemos essa primeira reunião para iniciar a discussão dessa proposta, que está de acordo com a lei de execução penal e é importante para a ressocialização do sujeito que cumpre a pena, algo que também é previsto em lei. Se esse convênio for realizado, essas pessoas vão poder atuar, por exemplo, na construção de obras que serão realizadas pela Prefeitura”, comenta a chefe do Executivo.
A reunião ocorreu na cadeia pública de Mandaguari e contou com a participação do vice-prefeito Jorge Marques, da juíza Angela Audi, dos promotores de justiça Roberta Said e Erick Barbosa, do gestor local do Depen, Aguilar Peteris, e do chefe regional das cadeias, Fábio Junior.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h