Sexta-feira, 12 de novembro de 2021
"Será um avanço na nossa saúde", afirma chefe do Executivo
Ouvir matéria
Na manhã desta sexta (12), a prefeita Ivonéia Furtado assinou, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Ane Lucena, e a Presidente da Sociedade Beneficente Cristo Rei, Flavia Barbosa, o novo contrato com verbas municipal e estadual para a Sociedade Beneficente Cristo Rei. A medida vai ampliar o atendimento em saúde na cidade.
“Cristo Rei terá portas abertas para casos de urgência e emergência de gestantes e pediatria. Será um avanço na nossa saúde. Vamos diminuir a fila de espera que há, atualmente, em Mandaguari e melhorar a qualidade de vida de nossos moradores, oferecendo um atendimento médico digno e de respeito”, afirma a prefeita Ivonéia Furtado.
“O hospital fará cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. Quem estiver no Pam (Pronto Atendimento Municipal) e precisar de um cuidado hospitalar, também poderá ser atendido pelo Cristo Rei”, afirma a secretária de Saúde, Ane Lucena.
O novo convênio com a Sociedade Beneficente Cristo Rei vai oferecer subsídios de até R$ 301.690,21 (mensais), por um ano, mediante alcance de metas. Cerca de 85% deve ser bancado com recursos próprios do município, enquanto o restante será custeado pelo Governo do Paraná, por meio de recursos de AIHs (Autorizações de Internações Hospitalares).
A unidade hospitalar, conforme o contrato, vai manter um médico plantonista durante 24 horas, diariamente, e realizar mensalmente até 1.613 procedimentos ambulatoriais, como exames, radiologia, ultrassonografia, atendimentos em geral, e 160 procedimentos hospitalares, como internações clínicas, partos e cirurgias.
O novo contrato aumenta em 7,7% o repasse de verbas para o hospital, que recebia R$ 280 mil/mensais em abril deste ano, quando o Ministério Público do Paraná (MP-PR) indicou irregularidades no hospital e recomendou que o município se abstivesse de firmar contrato com a entidade. Com isso, a Administração Municipal encerrou o contrato com a Sociedade Beneficente Cristo Rei.
Desde então, a unidade hospitalar administrada pela Sociedade Beneficente Cristo Rei passou por uma série de melhorias e adequações para que, conforme a lei, um novo contrato pudesse ser discutido e avaliado pela Administração Municipal. “Após as melhorias, o Cristo Rei é um novo hospital. Com uma estrutura melhor, poderemos melhorar os atendimentos”, garante a presidente da Sociedade Beneficente Cristo Rei.
PRESENÇAS – Participaram, também, do ato de assinatura no gabinete da chefe do Executivo: o secretário de Governo, Francisco de Biázio; a procuradora jurídica do município, Eliete Ferreira; além de técnicos da Administração Municipal.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h