SAIBA MAIS

Saúde emite nota de esclarecimento sobre atendimento de quadrigêmeos no Pam

Terça-feira, 30 de novembro de 2021

Secretaria acompanha o caso e reforça compromisso de oferecer assistência adequada


Ouvir matéria

Nesta terça (30), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu nota de esclarecimento sobre o atendimento que vem prestando a quadrigêmeos mandaguarienses, de 2 meses, desde domingo (28), no Pronto Atendimento Municipal (Pam). Confira abaixo a nota na íntegra.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem a público esclarecer:

Diferentemente do que dizem mensagens de texto e áudio divulgadas pela internet, o Pronto Atendimento Municipal (Pam) jamais deixou de assistir os quadrigêmeos mandaguarienses que começaram a ser atendidos no domingo (28).

Um dos bebês, de 2 meses de idade, deu entrada no Pam no domingo (28), às 16h45, apresentando insuficiência respiratória. O bebê foi levado para a sala de emergência para estabilização do quadro médico e no mesmo dia, às 18h30, foi transferido por regulação do Samu (Vaga Zero) para a Santa Casa, em Maringá, com indicação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devido ao quadro médico de pneumonia dupla. O bebê permanece internado em Maringá.

Na segunda (29), às 9h10, os outros três bebês deram entrada no Pam, apresentando infecção de vias aéreas. Um dos bebês apresentava sintomas mais graves, enquanto os outros dois permaneciam assintomáticos. A avaliação médica concluiu que o ideal era o internamento conjunto. O bebê que apresentava quadro médico mais grave foi cadastrado no sistema da Central de Regulação de Leitos, ferramenta que gerencia e controla 100% dos leitos credenciados à rede pública de saúde do Estado do Paraná. A equipe do Pam, então, entrou em contato com a coordenação da Central de Regulação de Leitos para o internamento do trio, mas foi orientada a manter em observação, no Pam, os dois bebês assintomáticos.

Às 15h30 da segunda (29), os responsáveis pelos quadrigêmeos evadiram do Pam com os filhos, e foram aconselhados pela equipe do Pam a retornar ao local. Apenas as 18h, os responsáveis retornaram ao Pam. Duas horas depois, o bebê com sintomas mais graves foi encaminhado à Santa Casa, em Maringá, onde segue internado.

Nesta terça (30), dois bebês permanecem no Pam. Um deles apresenta bronquiolite e está cadastrado na Central de Regulação de Leitos. A transferência do bebê, agora, não depende do município, mas, sim, da disponibilidade de vagas dos hospitais. O outro bebê apresenta síndrome respiratória e permanece em observação.

A SMS acompanha o caso e reforça o compromisso de oferecer assistência adequada a todos os mandaguarienses.


Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

Saúde emite nota de esclarecimento sobre atendimento de quadrigêmeos no Pam Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   22/11/2024 16:38:21