Terça-feira, 07 de junho de 2022
Durante 90 dias será proibido cultivar, manter ou permitir plantas vivas de soja
Ouvir matéria
O vazio sanitário da soja no Paraná, que inicia na próxima sexta (10), segue até o dia 10/9. Nesse período de 90 dias fica proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo. O objetivo é limitar a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e, consequentemente, reduzir a incidência e atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.
"Essa medida deve ser positiva para todos os agricultores, porque vai combater a doença e minimizar os impactos na próxima safra", afirma o secretário de Agricultura, Yohann Furtado.
A Portaria n.º 516/2022, de 01/02/2022, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, estabeleceu o período do vazio sanitário para a cultura da soja em nível nacional para o ano de 2022. A Adapar é a responsável pela fiscalização no território paranaense e tem a missão de responsabilizar e aplicar as penalidades previstas em legislação para os produtores que não fizerem a erradicação das plantas vivas de soja.
DOENÇA DA SOJA - A ferrugem asiática é causada pelo fungo Phakospora pachyrhizi. Devido à severidade do ataque, disseminação, custos de controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, é considerada a principal doença da soja.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari com informações da AEN
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h